4 cuidados essenciais com a saúde na chegada da primavera

No final do mês de setembro, o período mais colorido do ano se inicia, geralmente com temperaturas um pouco mais elevadas em relação ao inverno. A primavera é caracterizada por belas paisagens formadas pela natureza, com o florescimento de uma grande variedade de flores, como violetas, jasmins e orquídeas.

No entanto, a estação também é marcada pela proliferação de ácaros e fungos, de modo que é fundamental ter alguns cuidados com a saúde na primavera.

O período de clima quente e úmido, no qual as flores começam um intenso processo de polinização, pode fazer com que as alergias e os problemas respiratórios se intensifiquem. Por isso, se você quer conhecer 4 cuidados com a saúde na primavera, não perca o nosso post. Boa leitura!

1. Limpe a casa com pano úmido

As condições naturais da estação podem agredir as mucosas do corpo de maneira mais severa do que nos outros meses do ano. Por isso, é importante mudar os hábitos do dia a dia em relação à limpeza.

Se nas demais estações do ano você utiliza produtos com cheiros fortes e aditivos químicos, é fundamental optar por artigos de limpeza neutros durante a primavera. Assim, limpe a casa com um pano úmido e sabão neutro, sendo o suficiente para deixar o piso higienizado, correndo menos risco de desenvolver uma reação alérgica.

2. Tire os carpetes

Além da limpeza com pano úmido, é muito importante manter a casa ventilada e suspender o uso dos carpetes durante essa época do ano. Esses objetos são grandes acumuladores de ácaros e poeiras, o que pode fazer com que as alergias apareçam.

Dessa forma, o ideal é guardar os carpetes em sacos plásticos até o final da primavera. Além disso, lembre-se de higienizá-los com lavagens e exposições ao sol.

3. Lave as roupas

Com a chegada do calor e do sol, é hora de tirar as roupas mais leves do armário. Logo, é importante lembrar que elas estavam guardadas há muito tempo, em um guarda-roupa escuro e pouco ventilado. Sabendo que a primavera é uma estação de proliferação de ácaros e fungos, o risco de adquirir uma rinite alérgica é grande.

Por isso, lave as peças com um sabão neutro e deixe-as secar ao sol. Além disso, tenha cuidado com a higiene do armário durante a estação e, se possível, utilize purificadores de ar.

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

4. Mantenha a pele hidratada

Apesar da temperatura não ser tão elevada durante a primavera, a exposição aos ventos constantes e frescos, típicos dessa época do ano, podem fazer com que a pele fique ressecada.

Para não sofrer com esse problema, use cremes hidratantes corporais neutros e aplique duas vezes ao dia por toda a extensão do corpo. Vale ressaltar que é importante beber, diariamente, ao menos 2 litros de água.

Como vimos, é muito importante ter alguns cuidados com a saúde na primavera para evitar algumas doenças comuns desse período, como conjuntivite, rinite, sarampo e catapora. Por isso, lembre-se de limpar a casa com produtos neutros, retirar os carpetes do chão e higienizar as roupas antes de usá-las.

Gostou deste post? Então assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos diretamente em seu e-mail!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.