4 grandes benefícios de acordar cedo para seu bem-estar

Você sabia que despertar nas primeiras horas da manhã pode fazer muito bem para a sua saúde? De acordo com pesquisadores da Universidade de Roehampton, no Reino Unido, os benefícios de acordar cedo são muitos e já estão confirmados.

Se a hora de levantar não costuma ser um dos momentos mais agradáveis do seu dia e a vontade de passar mais algum tempinho na cama sempre aparece, não deixe de ler este post!

Aqui, separamos algumas dicas de como inserir esse hábito na sua vida e quais as vantagens associadas. Vamos descobrir quais são elas?

Como acordar cedo?

Embora esse seja um hábito difícil para muitas pessoas, acordar cedo não é impossível. Para isso, basta fazer algumas modificações na sua rotina. O primeiro passo é começar os preparos para dormir mais cedo. Assim, desligue os aparelhos eletrônicos, diminua a claridade de 15 a 30 minutos antes do horário de costume e vá para a cama.

No outro dia, você já vai estar descansado e disposto a levantar alguns minutos mais cedo. Nas próximas semanas, deite-se 15 minutos antes sucessivamente, até conseguir levantar no horário que deseja com facilidade.

Mesmo dormindo mais cedo para garantir as horas mínimas de sono, você não está conseguindo levantar quando o despertador toca? Uma velha e boa dica é deixá-lo longe do criado-mudo. Assim, você vai precisar levantar para desligá-lo e não correrá o risco de continuar dormindo. Já de pé, é só resistir ao impulso de voltar para cama.

Quais são os efeitos positivos dessa rotina?

Conheça, a seguir, quais são os benefícios de acordar cedo para o seu bem-estar.

1. Cuidados com a saúde

Quem nunca disse que não tem tempo para cuidar de si mesmo? Com a correria do dia a dia, é realmente difícil ter uma alimentação saudável, praticar exercícios e fazer exames. Levantando mais cedo, no entanto, você tem mais horas no dia para cuidar do seu corpo e da sua mente e garantir que a saúde fique em dia.

2. Disposição para o trabalho

Ao acordar cedo, você pode tomar um bom café da manhã, caminhar no parque, na praia e fazer atividades que gosta, como assistir o jornal da manhã ou ler o seu blog favorito.

Essas atividades matinais contribuem para o aumento da sua disposição para realizar as obrigações do dia. Agora, é só arregaçar as mangas e começar o trabalho! Você vai perceber como ficará mais produtivo e menos cansado.

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3. Serenidade e tranquilidade

Durante as primeiras horas do dia, o barulho do trânsito é menos intenso, a TV ainda não está ligada e as crianças estão dormindo. Assim, você pode curtir a serenidade de estar consigo mesmo. Aproveite para organizar os pensamentos e respirar um pouco, vale até tentar um pouquinho de meditação — essas práticas fazem muito bem para sua saúde mental.

4. Construção de uma rotina de sono

Acordar cedo todos os dias, no mesmo horário e sem enrolação, ajuda a criar uma rotina de sono que reflete na qualidade das suas noites. Com o tempo, o seu relógio biológico vai se acostumar e acordar bem se tornará um hábito na sua vida.

Quartas horas é preciso dormir por noite?

Cada pessoa tem uma quantidade mínima de horas de sono para descansar. Para um adulto, a média é de 7 a 9 horas por noite, o que pode variar para mais ou para menos para cada pessoa.

Decidiu que quer acordar cedo? Então, é preciso observar a sua rotina para definir o horário que precisa se deitar para dormir e a quantidade de horas necessárias para levantar bem no dia seguinte.

Siga as nossas dicas para manter esse hábito e usufruir dos benefícios de acordar cedo. Isso vai mudar a sua vida!

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