4 ótimas maneiras de melhorar a sua memória

Em um dia a gente esquece o nome daquele conhecido. No outro, o lugar onde guardou as chaves do carro. De repente, quando cai a ficha, o esquecimento de uma coisa ou outra já virou rotina. Se essa situação é comum na sua vida, certamente você já se questionou sobre a existência de maneiras de melhorar a memória.

A boa notícia é que elas existem e auxiliam não só na preservação e melhoria da memória, mas na qualidade de vida como um todo. Basicamente, o segredo está em mudar alguns hábitos e adotar outros. Para saber quais são, é só continuar a leitura!

1. Tenha um estilo de vida saudável

O exercício físico aumenta as sinapses, além de aumentar a oxigenação cerebral. É importante escolher uma atividade prazerosa, pois o interesse contribui para impulsionar os efeitos no cérebro. Sendo assim, pode ser um treino na academia, um jogo de futebol ou uma corrida no parque. Se possível, faça essa prática ao ar livre para absorver mais vitamina D.

Todos sabemos que uma vida saudável não é feita apenas de uma rotina de exercícios físicos, pois a alimentação equilibrada tem um papel significativo. Portanto, para melhorar as habilidades cognitivas, é preciso inserir no cardápio alimentos ricos em ômega 3, como peixes, frutas secas e sementes. Hortaliças de coloração verde-escura também são aliadas, pois concentram substâncias importantes para o sistema nervoso.

2. Leia e aprenda coisas novas

A leitura é para o cérebro o equivalente ao que o treino na academia é para o corpo. Portanto, melhorar a memória e o funcionamento do cérebro é uma questão de prática/treino. É aí que entra o papel da leitura. Quando lemos, há um aumento das conexões neurais, além de uma ativação de novas memórias.

Nosso cérebro precisa estimular novas áreas e fazer novas conexões sempre que aprendemos algo novo. Por isso, desafiar-se constantemente é uma ótima forma de estimular esse órgão. Aprender um novo idioma ou mesmo um novo jogo são algumas possibilidades.

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3. Tenha momentos de descanso

Quando aprendemos algo novo, uma conexão entre as células nervosas do cérebro se forma. Ao dormir, tal conexão é estabelecida e reforçada. Sendo assim, o sono é essencial para a consolidação da memória. Por isso, mantenha um horário regular para deitar e levantar e busque dormir cerca de 8 horas por dia.

No entanto, ter momentos de descanso não significa apenas ter um sono de qualidade. Com o ritmo de vida atual, é preciso tirar um tempo para se desligar e relaxar a fim de reduzir os níveis dos hormônios do estresse e permitir que o cérebro descanse. Essa atitude faz com que uma parte chamada rede neural de modo padrão seja exercitada. Tal região tem um importante papel para consolidar a memória.

4. Invista em manipulados

Com a correria do dia a dia dificilmente conseguimos oferecer ao organismo tudo o que ele precisa. A consequência disso é o surgimento de algumas dificuldades que diminuem a qualidade de vida, como os problemas de memória.

Felizmente, existem compostos manipulados pensados justamente para essas necessidades. É o caso do composto mental, que estimula o processo cognitivo, melhorando a memória e a concentração.

Outras opções voltadas para a melhora das funções cognitivas são o fosfatidilserina, que aumenta a comunicação celular entre os neurônios; e o same, que promove a manutenção e preservação do metabolismo cerebral.

O nosso cérebro, assim como os músculos do corpo, requer exercícios constantes para ter um bom desempenho. Acima você conheceu algumas maneiras de melhorar a memória. Agora, é só colocar em prática e usufruir da capacidade que esse órgão possui!

Gostou das nossas dicas? Então aproveite e conheça mais algumas que podem ajudar você a encontrar o equilíbrio mental e corporal!

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