cólicas

Alimentos que ajudam a reduzir e previnir as cólicas menstruais

Todos os meses as cólicas chegam e afetam o bem-estar de muitas mulheres. Obviamente, nem todas sofrem com as dores da mesma forma. Isto é, a intensidade pode variar de uma mulher para outra. Apesar disso, alguns hábitos, como o de incluir no cardápio alimentos para reduzir cólicas menstruais, podem apresentar benefícios para qualquer uma.

Por isso, que tal descobrir quais os alimentos não podem faltar para evitar o desconforto que chega junto com o período menstrual? Basta continuar a leitura.

O que é a cólica menstrual?

Chamada também de dismenorreia, é um sintoma que acompanha a menstruação. É caracterizada por ser uma dor sequencial e aguda que afeta a região do baixo ventre, se irradiando para as costas.

É consequência da liberação de prostaglandina, uma substância que causa a contração do útero a fim de eliminar o endométrio quando o óvulo não é fecundado.

Por que a alimentação pode ajudar?

Basicamente, porque a nutrição desempenha um papel essencial no equilíbrio bioquímico do nosso corpo. Assim, é preciso fornecer ao corpo alguns nutrientes específicos no período menstrual a fim de amenizar ou evitar os sintomas que geralmente o acompanham.

Quais os alimentos para reduzir cólicas menstruais?

Antes de entender quais são as melhores escolhas, conhecer quais alimentos devem ser evitados também pode ser útil. Sendo assim, na lista do que não deve ser consumido está a cafeína, os embutidos e enlatados, as gorduras saturadas e também as frituras.

Agora, confira quais alimentos não podem faltar!

1. Vitamina B6

Essa vitamina é importante porque atua nos neurotransmissores, ajudando a amenizar as dores. Mais especificamente, desempenha um papel fundamental na síntese da dopamina, que promove bem-estar emocional e físico.

A banana é um exemplo que, além da vitamina B6, possui potássio, que também alivia as dores musculares. Outras fontes são: lentilha, aveia e grão-de-bico.

2. Vitamina E

Além de aliviar a dor, a vitamina E diminui o sangramento. Isso acontece por conta da capacidade que essa vitamina tem de inibir a síntese de prostaglandina.

Onde encontrar? Em sementes, óleos vegetais e nozes.

3. Cálcio

Aqui entram as opções derivadas do leite e os vegetais verdes escuros. Esses alimentos são importantes porque fornecem ao organismo uma substância que fica mais escassa no período menstrual: o cálcio.

Ele ameniza a cólica porque age na musculatura lisa do útero, diminuindo as contrações. Além disso, ajuda a combater o inchaço.

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4. Ácidos graxos

Os ácidos graxos de origem vegetal têm propriedades anti-inflamatórias, fundamentais para o alívio da dor. Podem ser encontrados em alimentos como a semente de linhaça e abóbora, abacate, nozes, amêndoas e peixes.

5. Antioxidantes

Alimentos ricos em antioxidantes são importantes porque reduzem as inflamações no corpo. Além disso, fortalecem o fígado.

Para um cardápio com essa característica, inclua frutas e verduras com concentração de vitamina A, C ou E.

Incluir na dieta alimentos para reduzir cólicas menstruais é uma atitude com vantagens que vão além da redução do incômodo. Ao substituir alguns alimentos e fazer escolhas inteligentes, a saúde como um todo agradece. Ou seja, é bem-estar e energia o mês inteiro.

Onde encontrar?

Você pode encontrar também em nosso site produtos que auxiliam nas cólicas menstruais clicando aqui

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