5 benefícios do contato com a natureza para a saúde corporal

Com rotinas cada vez mais agitadas, especialmente em grandes cidades, muitas vezes perdemos o contato com a natureza. No entanto, essa relação é muito importante para o nosso bem-estar físico e mental, pois alivia o estresse, melhora o desempenho e o humor e reduz as chances de desenvolver algumas doenças.

Praticar exercícios físicos ao ar livre, por exemplo, é uma ótima forma de se movimentar e manter o corpo ativo. Além disso, ao fazer atividades fora dos ambientes fechados, é possível sair da rotina, descobrir espaços dentro da própria cidade e trabalhar cada vez mais a mente para se tornar ainda mais saudável e feliz.

Neste artigo, vamos abordar os principais benefícios que o contato com a natureza proporciona para a sua vida. Boa leitura!

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

1. Melhora problemas respiratórios

O convívio frequente com poluentes do ar, provenientes da queima do combustível dos automóveis, por exemplo, irrita as vias respiratórias e causa doenças que afetam pulmões e brônquios, assim como outras partes do sistema respiratório.

Entrar em contato com a natureza reduz a exposição a essas partículas e permite que você respire um ar mais puro. Além disso, a poluição aumenta os casos de rinites, sinusites, entre outras doenças, em pessoas que já têm predisposição aos problemas respiratórios.

2. Promove a saúde mental

Em ambientes estressantes, é comum deixar a ansiedade e a negatividade dominarem a mente. O principal motivo para isso é que a sociedade nos cobra diversos resultados na vida, além de estarmos expostos a uma grande quantidade de informações no dia a dia.

Nesse sentido, o contato com a natureza aumenta nossas experiências prazerosas e ajuda a afastar os pensamentos negativos repetitivos, que prejudicam a nossa saúde mental.

3. Reduz o estresse

O contato com o ar livre é capaz de abaixar a pressão sanguínea e o nível do cortisol em circulação no organismo. Esse hormônio está relacionado ao estresse e sua redução promove prazer e bem-estar. O estado de relaxamento físico e mental causado pela natureza também melhora o humor e a autoestima.

4. Ajuda na produção de vitamina D

Ao contrário do que muitos acreditam, a vitamina D presente em nosso organismo é proveniente da ingestão de alimentos como queijos, cogumelos, carnes vermelhas, peixes, entre outros. No entanto, é necessário entrar em contato com o sol para que ela seja metabolizada, ativando a substância.

A vitamina D é fundamental para o bom funcionamento do nosso corpo. Ela está relacionada ao bom humor, ajuda a reduzir a pressão arterial e faz com que o cálcio se fixe corretamente nos ossos.

5. Aumenta o foco e a concentração

O excesso de informação e de tecnologia reduz nossa capacidade de concentração. Hoje, é raro encontrar alguém que consegue sentar na frente do computador e realizar apenas uma tarefa, sem se distrair com diversas abas abertas no navegador.

Passar um tempo em contato com a natureza, sem interferências tecnológicas, é uma excelente maneira de deixar o estresse e os problemas da rotina de lado. Assim, conseguimos ficar mais focados e realizar melhor qualquer tarefa.

Agora que você conheceu os benefícios do contato com a natureza, precisa conhecer formas de manter essa relação. A prática de atividades físicas é uma excelente maneira de melhorar a saúde corporal e garantir mais qualidade de vida. Algumas modalidades que fogem das tradicionais opções oferecidas pelas academias e podem ser praticadas ao ar livre são caminhada, ciclismo, trekking e escalada.

Se você gostou do conteúdo, compartilhe-o em suas redes sociais para mostrar aos seus amigos a importância de entrar em contato com a natureza!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.