5 cuidados essenciais com a sua pele no inverno

O calor está indo embora e o frio vem chegando! Cada estação do ano tem suas características e exige atenção às ações da temperatura no nosso corpo. Cuidados com a pele no inverno são tão importantes quanto os cuidados que temos no verão.

As baixas temperaturas tendem a causar uma falsa impressão de que a pele sofre menos nessa estação. Porém, o clima seco, o vento e a baixa umidade ocasionam o ressecamento da pele, o aspecto craquelado e as famosas rachaduras nos lábios.

Para evitar que você passe por estes inconvenientes nesse inverno, vamos passar cinco dicas de como você pode cuidar da sua pele e curtir o friozinho da estação!

1. Faça uma boa higiene

Para começar, higienizar a pele é o ponto de partida para qualquer tratamento. Fazer uma limpeza adequada na pele a mantém livre de poluentes acumulados no dia. Recomenda-se lavar o rosto duas vezes ao dia, uma no início e outra no final.

Também é muito importante adquirir sabonetes adequados para o seu tipo de pele. As mais oleosas pedem sabonetes mais purificantes, já as peles mais secas sabonetes mais hidratantes.

Mas nem sempre o sabonete tira todo o excesso de sujeira e oleosidade. Muitas vezes para uma limpeza completa é indispensável o uso de tônicos faciais.

2. Abuse da hidratação

Essa talvez seja a dica mais importante. O frio demanda uma hidratação profunda da pele. Então, abuse dos hidratantes! Mas, lembre-se: não basta hidratar o rosto, todo o corpo precisa de cuidados.

Nossa pele é o maior tecido do nosso corpo e ela resseca integralmente no inverno. Para facilitar, uma boa dica é aplicar o creme hidratante após o banho, pois a pele úmida absorve melhor as loções.

3. Beba bastante água

Além da hidratação externa, a hidratação interna também é muito importante. A queda na temperatura faz com que a umidade caia também, e beber bastante água torna-se fundamental para manter a pele com um bom aspecto.

No entanto, cuidados com a pele no inverno ultrapassam a questão estética, é uma questão de saúde. Costumamos reduzir a ingestão de água nesse período e podemos ter complicações no nosso organismo. O ideal é beber ao menos 2 litros de água por dia.

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

4. Evite banhos quentes

O friozinho nos convida para aquele banho quentinho, não é mesmo? Mas ele não é nada bom para a pele. A água em altas temperaturas resseca a pele e pode ocasionar coceira e vermelhidão.

Caso seja difícil para você tomar banho com água morna ou fria, a sugestão é encurtar o tempo de exposição fazendo banhos curtos. Para os cabelos também vale a mesma regra, água quente ativa as glândulas sebáceas do couro cabeludo, causando oleosidade e caspa.

5. Use protetor solar

Deixamos essa dica por último para reforçar a importância dela. É comum usarmos protetor solar no verão e descuidarmos desta proteção no inverno. Isso acontece porque não vemos o sol com a mesma intensidade que no verão, mas ele está lá.

A exposição à radiação ultravioleta provoca envelhecimento precoce, rugas, queimadura solar, pintas, sardas, manchas e câncer de pele. Para evitar esses problemas e melhorar os cuidados com a pele no inverno, escolha um protetor solar e use regularmente.

Dentre os tipos de protetores solares disponíveis podemos citar os hipoalergênicos, oil free, aerogel, mineral, serum e mousse, cada um com suas características distintas.

Lembre-se sempre que esses cuidados devem ser diários! Tente criar uma rotina de zelo com sua derme, assim ficará mais fácil de manter a regularidade nos cuidados com a pele no inverno.

Agora que você entende como são importantes os cuidados com a pele nas baixas temperaturas, acesse nossa página e encontre os produtos que precisa para cuidar do seu corpo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.