5 truques de como proteger o cabelo no verão

Praia, piscina e sol. O que é uma combinação perfeita para fugir do estresse, relaxar e se divertir durante os períodos de folga pode também acarretar um efeito bastante nocivo para sua saúde capilar. Se você ainda quer curtir essa época, mas sem preocupações, é preciso buscar maneiras de proteger o cabelo no verão.

Mas não se preocupe: com alguns simples cuidados é fácil manter as madeixas saudáveis e garantir a diversão com tranquilidade.

Por isso, separamos 5 truques especiais para você descansar sem nenhuma preocupação. Confira!

Por que proteger o cabelo no verão?

O verão é uma época de relaxar e aproveitar dias de sol à beira do mar ou da piscina. Mas toda essa diversão tem um outro lado: pode agredir seus fios e deixá-los danificados e quebradiços.

As radiações UVA e UVB emitidas pelo sol podem penetrar nos fios, danificando sua estrutura, assim como acontece com a pele. Além disso, o excesso de sal na água do mar e as composições usadas nas piscinas, como o cloro, também podem provocar o ressecamento e quebra dos fios.

Outro risco é para as madeixas que passaram por processos químicos, como alisamentos e tinturas. Esses procedimentos já afetam a saúde dos cabelos e são capazes de deixá-los mais vulneráveis à ação dos agentes ambientais. Quem opta pelo loiro e pela descoloração, por exemplo, pode acabar com os cabelos esverdeados.

Ainda, é importante lembrar que, embora a preocupação seja mais comum nas mulheres, os fios dos homens também estão sujeitos a esses efeitos e demandam cuidados.

Se você quer fugir desses danos e curtir o verão com os cabelos bonitos e saudáveis, siga os truques abaixo:

1. Proteja seu cabelo do sol

A radiação do sol é nociva para a estrutura dos fios, principalmente em períodos de exposição prolongada, como acontece no verão.

Por isso, proteger o cabelo no verão desses raios é essencial. O método mais eficaz é a proteção física, utilizando um guarda-sol, bonés, chapéus e bandanas. Prender os fios secos também ajuda a reduzir a área de contato com o sol, diminuindo os danos.

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

2. Lave o cabelo depois de mergulhar

É essencial lavar os cabelos após um mergulho, seja no mar ou na piscina. Na praia, o excesso de sal presente na água resseca os fios e os deixa duros. Resíduos de areia também podem deixá-los difíceis de serem desembaraçados.

Já na piscina, o risco fica por conta do cloro e outras substâncias presentes na água, como o cobre, responsável por conferir um tom esverdeado em cabelos loiros ou descoloridos.

Uma dica é levar uma garrafinha de água mineral para esses lugares para molhá-los quando necessário. Não deixe seu cabelo secar sem lavá-lo, pois pode ser mais difícil de cuidá-lo depois. Chegando em casa, é preciso fazer uma limpeza profunda, retirando todos os resíduos e passando, de preferência, duas vezes o xampu.

3. Use produtos com filtro UV

Assim como os produtos destinados para a pele, hoje já existem filtros UV para os cabelos, que os protegem da ação dos raios solares.

A recomendação é passá-los sempre antes e durante a exposição prolongada ao sol, combinados às barreiras físicas. Essa camada de proteção também pode ajudar a diminuir a ação de outros agentes nos fios, como a água do mar e da piscina.

4. Não penteie ou prenda o cabelo molhado

Pentear os cabelos molhados aumenta o risco de quebra dos fios, danificando-os. Também não é recomendado prendê-los quando estão assim, pois a umidade pode favorecer a proliferação de fungos e causar problemas como caspa e inflamações.

5. Hidrate e nutra seu cabelo periodicamente

O sal da água do mar, o cloro e outras substâncias das piscinas abrem as cutículas dos fios, deixando-os sensíveis e danificados.

Além dos cuidados já mencionados, uma das melhores formas de proteger o cabelo no verão é hidratando-o e nutrindo-o periodicamente, principalmente nessa época do ano. Para isso, pode-se optar pela ida regular ao salão, o uso de produtos que fortalecem os fios e os tratamentos realizados em casa.

Se você gostou de saber como proteger o cabelo no verão, confira também nosso post sobre a melhor solução para a queda de cabelo.

PILL FOOD - Crescimento capilar

Onde encontrar?

Você encontra aqui produtos que podem ajudar a tratar de seu cabelo.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.