7 alimentos essenciais para aumentar a imunidade

O sistema imunológico é responsável pela proteção do nosso corpo contra doenças e infecções, além de evitar o ataque de agentes externos como vírus e bactérias. A alimentação desempenha um papel muito importante no equilíbrio do corpo, pois promove energia e fornece vários nutrientes para a defesa das nossas células. Por isso, é fundamental conhecer alimentos para aumentar a imunidade.

Para evitar problemas de saúde relacionados à baixa imunidade e aumentar a defesa do organismo, é importante ter um estilo de vida saudável. Dessa forma, é preciso manter uma dieta balanceada, praticar exercícios físicos regularmente e dormir bem.

Pensando nisso, preparamos este artigo com os principais alimentos que ajudam a aumentar a sua imunidade. Confira!

1. Alho

O alho é muito utilizado na nossa culinária para trazer sabor aos pratos. A boa notícia é que ele é uma ótima opção para reforçar o sistema imunológico, pois é rico em vitaminas A, C e E. O alimento também ajuda a diluir o muco nos pulmões e é muito eficaz contra tosses persistentes e bronquite.

2. Cebola

A cebola é rica em substâncias anti-inflamatórias, antibacterianas, antivirais, antiparasitárias e antifúngicas, como a alicina — que ainda diminui o risco de alguns tipos de câncer. Além disso, é um ótimo remédio contra resfriados, gripes e infecções em geral. Ela pode ser consumida refogada ou crua em saladas.

3. Gengibre

O gengibre contém vitamina C, B6, selênio e apresenta ação bactericida. Ele é muito utilizado para combater e prevenir resfriados. Pode ser consumido na forma de chás ou para temperar pratos doces e salgados.

4. Lichia

Esse alimento é uma excelente fonte de vitamina C, que ajuda a prevenir gripes e resfriados. Além disso, lichias são ricas em uma substância chamada antocianinas, que desempenha importante função farmacológica contra várias disfunções do organismo, como alergias, inflamações e imunidade baixa.

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

5. Vegetais verde-escuros

Vegetais verde-escuros são importantes fontes de ácido fólico e vitaminas A, B12 e B6, que atuam na maturação das células imunes para auxiliar a criar resistência contra infecções.

O ácido fólico, por sua vez, participa da formação dos glóbulos brancos, que trabalham pela defesa do organismo. Por isso, inclua em sua alimentação diária couve, brócolis, rúcula e espinafre, por exemplo.

6. Frutas cítricas

As frutas cítricas, ricas em vitamina C, são excelentes para prevenir resfriados e gripes. Elas também ajudam o organismo a produzir glóbulos brancos e, com isso, a fortalecer o sistema imunológico. Portanto, aposte no consumo diário de laranja, limão, morango, abacaxi, manga, acerola, groselha e outras.

7. Iogurte natural

O iogurte natural é um alimento rico em probióticos — micro-organismos vivos que melhoram a flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico. Além de expulsar as bactérias ruins, uma microbiota saudável melhora a digestão e a absorção dos nutrientes.

As vitaminas são essenciais para o sistema imunológico trabalhar de forma correta. Elas aumentam a produção das células de defesa e ampliam a resistência do corpo a infecções. Portanto, esses alimentos para aumentar a imunidade podem ser complementados com cápsulas de vitaminas para potencializar os resultados, conforme orientação médica.

E aí, gostou do conteúdo do post? Quer continuar a aprender sobre o assunto? Então confira agora mesmo 4 dicas para aumentar a imunidade do corpo!

Também quer encontrar manipulados em cápsulas para aumentar a imunidade? Clique aqui.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.