A gastrite pode causar muitos danos à saúde. Descubra já as causas e tratamentos.

A gastrite é uma doença caracterizada pela infecção ou inflamação das paredes do estômago, e, quando não tratada, pode provocar erosão do revestimento do órgão. Os sintomas mais comuns incluem dor de barriga, enjoo, sensação de queimação, perda de apetite e náuseas. Por ser um problema que afeta muitas pessoas e apresentar sintomas característicos, é importante saber o que causa gastrite.

O motivo mais comum é a fraqueza da barreira da mucosa que protege a parede estomacal, permitindo que o ácido produzido pelo estômago cause danos ao tecido de revestimento. Assim, essa fraqueza pode ser provocada pela bactéria H. pylori, que se instala abaixo da camada de muco do estômago, liberando enzimas que mudam o pH de áreas próximas.

Neste post, vamos apresentar os possíveis fatores que causam a gastrite. Confira!

Medicamentos

O uso de determinados medicamentos, como os anti-inflamatórios não esteroides pode provocar a gastrite, sendo bastante comum em pessoas mais velhas. Isso ocorre porque esse tipo de remédio fragiliza a mucosa estomacal, aumentando as chances de desenvolverem a doença. A gastrite causada pelo uso prolongado de medicamentos é conhecida como gastrite crônica e, em geral, evolui lentamente, o que pode ocasionar o surgimento de úlceras e a ocorrência de sangramentos.

Estresse

O estresse é uma causa muito comum de gastrite e outros problemas gástricos. Em momentos de muito nervosismo, o estômago produz menos muco protetor e mais ácido clorídrico, o que leva a uma inflamação e irritação do estômago, originando a doença. Esse tipo também pode ser chamado de gastrite erosiva, aguda ou nervosa, que é caracterizada por uma lesão superficial.

Em períodos de provas ou exames, muitos estudantes desenvolvem a gastrite nervosa, assim como pessoas submetidas à muita pressão no trabalho. Por isso, é muito importante tentar controlar a ansiedade, o nervosismo e o estresse.

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

Consumo excessivo de álcool e cigarro

Tanto o cigarro quanto o álcool podem inflamar e irritar a mucosa do estômago e do intestino, o que provoca a formação de úlceras e gastrite. Logo, para reduzir esses sintomas, é essencial eliminar esses hábitos excessivos da rotina e optar por práticas saudáveis, como adotar uma alimentação saudável e fazer exercícios físicos regularmente.

Alimentos contaminados

A ingestão de alimentos contaminados pela bactéria H. pylori pode provocar a gastrite e, geralmente, o indivíduo permanece sem sintomas por um longo período. A bactéria fica na superfície de alimentos crus, como carnes, legumes, verduras e frutas e, ao serem ingeridas, residem no estômago.

Isso pode provocar uma infecção, que perturba a secreção de ácido clorídrico, fazendo com que a defesa da mucosa diminua. Portanto, assim que surgirem os sintomas, é importante procurar um médico para que ele possa indicar o antibiótico mais adequado.

Se você não sabia o que causa gastrite, saiba que alimentos contaminados, estresse, determinados medicamentos e o consumo excessivo de álcool podem desencadear esse problema. Por isso, não deixe de procurar um médico assim que os sintomas aparecerem. Além disso, alguns tratamentos incluem o uso de cápsulas de Espinheira Santa, Betaína e Sucupira, sendo uma excelente opção para tratar o problema.

Gostou deste post e quer complementar a sua leitura? Então, saiba como identificar e tratar a depressão.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.