A nossa pele sofre no verão, mas simples hábitos podem protegê-la!

A estação mais quente do ano combina com praia, pele bronzeada e calor. No entanto, os cuidados com a pele no verão devem ser redobrados, pois o sol pode trazer diversos problemas, como desidratação, alterações metabólicas, queimadura, aumento do risco de câncer e envelhecimento precoce. Assim, para aproveitar a estação de um jeito saudável, é preciso ter muito cuidado com a pele.

Para evitar os problemas comuns no verão, como queimaduras e micoses, nós devemos adotar algumas medidas, como manter a pele seca e livre de suor, mas devidamente hidratada.

Neste post, vamos mostrar os cuidados necessários que você deve ter com o corpo e a pele durante o verão. Confira!

1. Beba muita água

Nos dias de calor intenso, o corpo libera calor por meio do suor, para manter a temperatura corporal, o que causa boca seca e dor de cabeça, além de eliminar sais minerais. Por isso, entre os cuidados com a pele no verão, encontramos a necessidade de ingerir cerca de 2 litros de água diariamente, para manter a hidratação do corpo.

A água pode ser substituída por chá gelado, suco natural de frutas ou água de coco, por exemplo. No entanto, essas bebidas apresentam mais calorias e podem aumentar o peso. Por isso, sempre dê preferência à água pura.

2. Alimente-se bem

Para prevenir os danos que o sol causa à pele, é preciso investir em alimentos ricos em betacaroteno, como abóbora, cenoura, mamão e beterraba. Esses alimentos contêm carotenoides, uma substância que tem importante ação antioxidante.

Além disso, alguns vegetais e frutas apresentam grande quantidade de água em sua composição, o que ajuda a manter o corpo hidratado. Eles também são fontes de potássio, mineral que deve ser reposto depois de um suor intenso.

Não se esqueça de dar preferência aos alimentos saudáveis e leves, como as fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino.

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

3. Faça exercícios físicos

Praticar exercícios físicos é muito importante para manter o corpo saudável. Assim, opte por uma caminhada, por uma corrida ou pela musculação, por exemplo. No entanto, não se esqueça de ingerir bastante líquido durante a atividade física. Os isotônicos são uma boa opção, pois hidratam, previnem cãibras e controlam a temperatura corporal.

4. Use roupas leves

No verão, é muito importante usar chapéu e roupas de malha e algodão, durante as atividades ao ar livre, para absorver o suor. Evite tecidos sintéticos e roupas escuras, que absorvem mais o calor e atrapalham a evaporação do suor.

5. Use protetor solar diariamente

O verão é o momento de intensificar o uso do protetor solar, que deve ser aplicado cerca de 20 minutos antes da exposição ao sol. Ele protege a pele dos raios ultravioletas emitidos pelo sol, que causam diversos problemas, além de ajudar na hidratação.

O filtro solar deve ser aplicado em toda a pele que fica exposta ao sol e é preciso fazer a renovação a cada 3 horas. Assim, escolha um de acordo com o seu tipo de pele e que apresente proteção contra os raios UVA e UVB.

Como vimos, é muito importante intensificar os cuidados com a pele no verão. Por isso, não se esqueça de ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas e aplicar o protetor solar diariamente. Com essas dicas, você poderá aproveitar o seu verão livre dos problemas causados pelo sol.

Gostou deste conteúdo? Então, confira os nossos filtros solares e deixe a sua pele protegida e livre de manchas!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.