Verdade ou mentira: açaí engorda? Saiba mais aqui!

Você já parou para pensar se o açaí engorda? Essa dúvida é muito comum na cabeça de quem ama esse alimento, muito consumido como lanche pré-treino. A fruta é tipicamente brasileira e conquistou pessoas em todo o país.

Fruto do açaizeiro — palmeira que cresce na floresta tropical amazônica do Brasil e de outros países da América do Sul —, o açaí é comumente consumido como polpa congelada. Em geral, é batido com xarope de guaraná e servido com algum acompanhamento, como banana e granola.

Para solucionar a sua dúvida se açaí engorda ou não, preparamos este artigo com algumas informações a respeito do assunto. Confira!

O que é açaí?

O açaí é um alimento energético rico em diversos nutrientes. Por esse motivo, surge a dúvida se ele engorda ou não.

As frutas, de cor roxa, são cheias de antioxidantes, aminoácidos e gorduras boas. Por ser um alimento versátil e muito saboroso, o açaí se tornou bastante famoso em todo o Brasil. Mesmo que também seja consumido na versão salgada, foi a polpa congelada que fez mais sucesso no país.

Afinal, o açaí engorda?

De forma geral, o açaí não engorda e pode até ser aliado do emagrecimento se consumido da maneira correta. O grande problema do açaí que conhecemos — aquele servido na tigela — é a adição do xarope de guaraná.

Esse ingrediente serve para adoçar e aumenta os níveis de insulina no organismo. Isso estimula o aumento da gordura corporal. Além disso, é comum que o açaí venha acompanhado de outros alimentos, como leite em pó, leite condensado, chocolate, paçoca e outras guloseimas que aumentam as suas calorias.

Para quem pratica exercícios físicos, o açaí pode ser um aliado. O alimento pode ser consumido antes dos treinos, pois é uma excelente fonte de energia e impulsiona o desempenho durante as atividades. Nesse caso, o ideal é que ele não seja preparado com guaraná e apenas frutas o acompanhem, como banana e morango.

Qual é o valor nutricional do açaí?

Em média, 100 gramas da fruta tem 60 calorias. Esse valor calórico é considerado baixo. Além disso, o açaí tem diversos nutrientes importantes para o funcionamento do nosso organismo, como potássio, magnésio, ferro, manganês, ômega 3, cálcio, zinco e vitaminas A e C.

O fruto também é rico em gorduras boas, proteínas e carboidratos. Essa composição nutricional reduz o cansaço e aumenta a energia do corpo. Por isso, é um alimento muito consumido por atletas.

Os antioxidantes presentes no açaí são capazes de prevenir a ação dos radicais livres. Essa ação previne o envelhecimento precoce e o aparecimento de doenças degenerativas. Com todos esses benefícios, o açaí pode ser considerado um alimento funcional.

Isso significa que ele afeta a saúde de forma positiva. Consumir esse alimento da forma correta contribui para o bem-estar e a saúde e ainda ajuda a reduzir o risco de algumas doenças.

Agora que você sabe que o açaí não engorda e tem diversos benefícios para a saúde, pode manter o alimento na dieta. No entanto, não se esqueça de que ele deve ser consumido com moderação, sempre respeitando as suas necessidades energéticas diárias.

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