Afinal, acordar tarde afeta o metabolismo?

O sono é fundamental para o bem-estar e a qualidade de vida. Enquanto dorme, o corpo produz hormônios que interferem diretamente na saúde do indivíduo. Porém, para ter uma noite de sono efetiva, é importante dormir com regularidade. Por isso, acordar tarde pode causar prejuízos para o organismo.

A falta de sono pode causar dificuldade de concentração, falta de memória, sonolência, estresse e diminuição da imunidade. Continue a leitura e entenda como acordar tarde afeta o metabolismo!

Qual é a importância da regularidade no sono?

Dormir de maneira irregular ou por tempo insuficiente confunde o relógio biológico, deixando o corpo com a sensação de cansaço, baixa capacidade de rendimento e de concentração, mau humor e maior risco de acidentes.

Por isso, é importante manter uma regularidade das horas dormidas – e esse tempo varia de pessoa para pessoa. Alguns indivíduos se sentem bem após dormir 6 horas, enquanto outros precisam de 8 a 9 horas de sono para uma completa recuperação. Após descobrir o seu tempo ideal, tente mantê-lo diariamente, inclusive nos finais de semana.

Como acordar tarde afeta o metabolismo?

Ao anoitecer, a ausência de luz faz com que a glândula pineal aumente a produção do hormônio melatonina, que prepara o organismo para o sono. Esse processo tem seu pico no início da madrugada e depois vai diminuindo até o amanhecer. Assim, o ciclo do sono e vigília é regulado pela maior ou menor presença da melatonina.

Pesquisas indicam que a falta desse hormônio causa obesidade e diabetes. Além disso, pessoas que dormem ou acordam tarde tendem a ter uma alimentação desregulada, o que pode prejudicar o metabolismo.

A melatonina está relacionada a diversas funções do organismo, como:

  • combater os radicais livres, evitando o envelhecimento celular;
  • aumentar as defesas do sistema imunológico, combatendo infecções;
  • regular a produção de insulina;
  • interferir na contração e no relaxamento dos vasos sanguíneos, ajustando a pressão do sangue.

Como definir o melhor horário para dormir?

O ideal é criar uma rotina para sempre dormir e acordar no mesmo horário, inclusive aos finais de semana. Evite cochilos ao longo do dia enquanto estiver na fase de adaptação para que seu organismo regule o ciclo do sono. Tente dormir por volta de 7 a 8 horas por noite, de acordo com as suas necessidades.

Para dormir com mais facilidade, você pode seguir algumas dicas, como:

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  • evitar bebidas alcoólicas ou estimulantes (como o café) antes de se deitar;
  • fazer exercícios físicos regularmente;
  • ao se deitar para dormir, prefira relaxar o corpo em um ambiente silencioso e sem luz;
  • jantar moderadamente, em horário regular e evitar alimentos de difícil digestão;
  • praticar uma atividade relaxante antes de se deitar, como ouvir uma música calma, ler um bom livro, meditar ou realizar exercícios de respiração.

Acordar tarde e dormir mal podem causar problemas de saúde. Por isso, é importante ter atenção aos sinais de que há algo errado com o sono, como acordar cansado, boca seca, ronco, apneia (parada da respiração) ou dor de cabeça pela manhã. Caso perceba que há algo errado, procure um médico.

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