Afinal, o que é um bom condicionamento físico?

Quem tem o hábito de praticar exercícios físicos e procura levar uma vida saudável sabe que isso é importante não apenas para melhorar a sua aparência, mas também para garantir a sua saúde e o seu bem-estar. Os exercícios ajudam a conquistar condicionamento físico, desenvolvendo capacidades como equilíbrio, resistência, agilidade e força.

Você sabe o que é um bom e um mau condicionamento físico? Sabe o que fazer para melhorar o seu desempenho? Não? Então, continue a leitura do texto e confira!

Qual a diferença entre um bom e um mau condicionamento físico?

Para ter um bom condicionamento físico, é preciso desenvolver flexibilidade e resistência cardiovascular satisfatórias, além de um pouco de força muscular. Desse modo, o pulmão, o coração e o músculo esquelético vão trabalhar juntos, gerando uma quantidade de energia suficiente para que você possa realizar tarefas ocasionais ou atividades simples do dia a dia (como trocar o pneu de um carro) sentindo o mínimo de cansaço e de dor nos músculos.

Já o condicionamento físico ruim tem uma estreita relação com o sedentarismo. Pessoas que não costumam realizar atividades físicas apresentam um grau maior de dificuldade ao executar tarefas comuns e rotineiras. agachar para pegar alguma coisa, levantar uma caixa um pouco mais pesada ou correr uma distância curta para alcançar alguém, por exemplo, é algo que pode exigir muito da pessoa.

Como melhorar o condicionamento físico?

Se você percebeu que seu condicionamento físico não está tão bom quanto deveria, fique tranquilo, pois é possível mudar essa situação colocando nossas dicas em prática. Veja algumas sugestões que listamos para você:

Pratique exercícios aeróbicos

Nos exercícios aeróbicos, as células dos músculos absorvem mais oxigênio para gerar energia. A caminhada é uma boa opção, mas você também pode patinar, nadar e pular corda. Os benefícios desse tipo de atividade são o fortalecimento da musculatura, a melhoria da circulação sanguínea e a diminuição da pressão arterial, entre outros aspectos.

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

Realize treinos de força

É indicado alternar exercícios aeróbicos com treinos de força, pois, desse modo, os resultados vão ser melhores. Você pode, por exemplo, fazer agachamentos e flexões. Um dos benefícios dos treinos de força é acelerar o metabolismo, o que leva à queima de gordura.

Lembre-se: antes de iniciar a prática de exercícios físicos, é importante realizar uma avaliação com um profissional e seguir suas orientações.

Alimente-se de forma adequada

Além das atividades físicas, uma alimentação balanceada contribui, e muito, para melhorar o condicionamento físico. Evite alimentos com alto valor calórico e baixo valor nutricional e refrigerantes. Também beba muita água ao longo do dia e consuma frutas, legumes e verduras.

Descanse

Dormir bem, de 6 a 8 horas, no mínimo, é essencial para melhorar o condicionamento físico, uma vez que, durante o sono, são lançados no organismo hormônios que atuam na construção muscular. Além disso, uma noite bem dormida potencializa a queima de gorduras e proporciona mais ânimo.

Não se esqueça de que um bom condicionamento físico não é importante apenas para os atletas, garantindo um desempenho satisfatório nos treinos. Pelo contrário: como já foi colocado, isso é vantajoso para qualquer pessoa, pois vai contribuir para que ela se sinta com mais disposição e vigor e para que conquiste uma rotina mais saudável e uma maior longevidade.

Gostou do nosso post? Como anda seu condicionamento físico? Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário!

Onde encontrar?

Encontre aqui produtos para auxílio um bom desempenho físico.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.