Alerta! Excesso de açúcar no organismo é muito perigoso

Quem resiste a um generoso pedaço de bolo de chocolate, uma panela de brigadeiro quentinho, um pudim de leite condensado ou uma taça de sorvete de morango com muita cobertura? Para acompanhar, um copo bem grande de refrigerante!

Delicioso, não é mesmo? Mas saiba que uma dieta com excesso de açúcar, apesar de muito saborosa, é extremamente perigosa para o organismo.

O número de pessoas que exageram no consumo de doces está cada vez maior e, como consequência, a incidência de doenças relacionadas a esse hábito de vida também está crescendo. Por isso, é importante ficar atento e reduzir as dosagens diárias para preservar a sua saúde.

Neste artigo, separamos os principais problemas desencadeados por uma dieta rica em açúcar. Vamos conferir?

Obesidade

Quando consumido em excesso, o açúcar não é transformado em energia e acaba acumulado no organismo na forma de gordura, o que provoca o sobrepeso e a obesidade.

Considerada uma epidemia mundial, a obesidade é um dos principais problemas de saúde da atualidade, o que preocupa médicos e especialistas.

O principal agravante dessa doença é que, além de prejudicar a aparência e a autoestima, ela é um fator de risco para o desenvolvimento de outras doenças crônicas graves, entre elas problemas cardiovasculares, diabetes, hipertensão e até câncer — todas podendo levar um paciente à morte.

Diabetes

A primeira doença que vem à mente quando pensamos em excesso de açúcar é sempre o diabetes. Com uma dieta rica em doces, o pâncreas, órgão responsável por produzir a insulina, acaba sobrecarregado para manter os níveis de glicose sanguínea equilibrados e aumenta a produção desse hormônio.

Como consequência, um fenômeno chamado “resistência à insulina” pode acontecer, o qual é manifestado pelas células quando altas quantidades dessa molécula circulam pelo organismo.

A soma desses dois fatores acaba desencadeando o diabetes tipo 2, uma doença crônica que afeta a qualidade de vida de uma pessoa por completo.

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

Problemas bucais

Sabe aquela história de que comer muito doce estraga os dentes? Pois ela é completamente verdadeira. A sacarose, principal componente do açúcar, prejudica toda a arcada dentária, visto que seu acúmulo ao redor dos dentes proporciona o desenvolvimento de bactérias prejudiciais e das temidas cáries, além da placa bacteriana e do tártaro.

Ademais, alimentos muito açucarados são responsáveis por elevar a acidez da saliva, tornando esse líquido biológico altamente agressivo para as gengivas, que podem ficar lesionadas.

Envelhecimento da pele

O açúcar é um ingrediente rico em radicais livres — moléculas que, em excesso, provocam efeitos tóxicos para o organismo. Entre os danos mais notáveis está o envelhecimento precoce, especialmente da pele.

Assim, rugas ficam mais evidentes e a epiderme não tem mais a mesma elasticidade de antes. Portanto, lembre-se: comer muitos doces pode custar caro para a sua aparência!

Como vimos, o excesso de açúcar no organismo pode causar vários problemas no nosso corpo, desde estéticos até de saúde. Portanto, para manter o seu organismo livre desses malefícios, procure por opções para substituir o produto.

Entendeu quais são os danos causados pelos doces? Então, conheça o ácido alfa lipóico, um ótimo suplemento alimentar que ajuda a converter o excesso de açúcar em energia!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.