Afinal, o que são alimentos integrais? Entenda!

O que são alimentos integrais? Essa é uma pergunta que praticamente todas as pessoas que iniciam uma vida mais saudável fazem em algum momento. Afinal, esse tipo de produto é frequentemente indicado por médicos e nutricionistas, o que rapidamente gera uma curiosidade.

A princípio, um alimento integral é aquele que não foi processado ou passou por qualquer outro tipo de refinamento industrial. Ele apresenta maior valor nutricional e, por via de regra, é uma escolha muito mais saudável para sua alimentação.

Apesar disso, é importante saber algumas características básicas importantes para que não haja confusões. Abaixo, mostraremos mais sobre o assunto. Continue sua leitura até o fim e saiba mais.

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

Os principais benefícios dos alimentos integrais

Os alimentos integrais são repletos de benefícios para saúde. Veja abaixo alguns dos principais:

  • previne inúmeras doenças crônicas (como diabetes);
  • promove a redução do colesterol ruim (LDL);
  • aumentam a saciedade;
  • auxiliam o emagrecimento;
  • melhoram a saúde de todo o sistema digestório.

Parte desses benefícios está relacionada com o alto teor de fibras que esses alimentos apresentam em sua composição nutricional. Esses nutrientes são importantes para a saúde intestinal e ajudam na saciedade após a refeição.

Como os alimentos integrais não foram refinados, boa parte de seus nutrientes ainda estão presentes. Por isso, eles são muito mais ricos do que as opções processadas, que infelizmente são as mais comuns do mercado.

Apenas para citar um exemplo de refinamento, tenha em mente o arroz branco, que, durante o processo de industrialização, perde sua casca e, por consequência, boa parte dos nutrientes mais importantes. O mesmo acontece com a farinha branca, em que a casca e o gérmen são removidos por questões de cor e paladar. Em contrapartida, restam apenas o amido e o glúten, que não são tão amigáveis para saúde.

Alguns mitos sobre esses alimentos

Apesar de excelentes para a saúde, é preciso informar que existem vários mitos em torno dos produtos integrais. Falaremos sobre alguns dos principais abaixo.

Mito 1: Todo alimento integral é orgânico

Infelizmente, nem todo alimento integral é orgânico. Isso acontece por uma questão simples: para um produto ser considerado orgânico, ele precisa ser cultivado sem nenhum tipo de agrotóxico e de maneira sustentável, o que nem sempre é o caso.

Mito 2: Alimentos integrais engordam

Esse é um mito extremamente comum, mas que tem um pequeno fundo de verdade. A princípio, não é porque um alimento é integral que ele promove o ganho de peso, portanto, essa parte é completamente falsa. Na verdade, na maioria das vezes, eles são indicados para quem quer emagrecer.

Em contrapartida, é preciso dizer que alguns alimentos integrais podem ter um valor calórico um pouco mais alto — apesar de incomum. Nesses casos, o ganho de peso pode ocorrer, mas é bastante provável que sejam outros alimentos que provoquem o acúmulo de gordura, uma vez que as porções e a ingestão calórica diária também apresentam grande influência nesse aspecto.

Mito 3: É preciso beber água durante a ingestão de alimentos integrais

Esse é um mito completamente infundado e que não apresenta nenhuma base com relação ao funcionamento da digestão. Beber líquidos é perfeitamente comum e aceitável durante qualquer refeição do dia. Inclusive, o consumo de água é recomendado para manter-se hidratado. Contudo, não é porque um alimento é integral que você deve beber água.

Inclusive, você pode ingerir qualquer bebida de sua escolha durante o consumo de produtos integrais — até mesmo refrigerantes. Para saber se um alimento é integral ou não, basta ler o rótulo e observar a cor do produto. Na maioria dos casos, os produtos integrais apresentam cor mais escura que sua versão “normal”.

O mesmo vale para quem busca produtos orgânicos: o rótulo ainda é a maior e a melhor fonte de informação para o consumidor. Entenda que é contra a lei informar características equivocadas sobre um produto.

Agora que você já sabe mais sobre o assunto, esperamos que faça a escolha mais saudável durante seu cotidiano. Seu corpo agradece!

Gostou do post sobre o que são alimentos integrais? Então, siga nossas redes sociais! Estamos no Facebook, Twitter, YouTube e Instagram!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.