Entenda como aliviar queimadura de sol

Evitar a exposição solar é muito importante para prevenir queimaduras, manchas e câncer. Mas, o que fazer quando a pele fica toda vermelha depois de muitas horas na praia ou na piscina? Para amenizar a ardência e a dor, existem algumas medidas para aliviar queimadura de sol.

Lembre-se: o ideal é não tomar sol nos horários em que os raios estão mais fortes, das 10h às 16h, usar filtro solar de, no mínimo, FPS 30, e vestir acessórios como bonés e chapéus. Quando isso não acontece, no entanto, as queimaduras aparecem e é preciso remediar.

Quer saber como? Neste post separamos algumas dicas. Confira!

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

Tome banho frio

Depois de queimado, é preciso tomar cuidado na hora do banho para não agravar a dor. Como a pele está quente, a melhor opção é usar água fria para aliviar os sintomas, além de evitar o uso de esponjas e esfoliantes nas áreas afetadas.

O sabonete deve ter ação hidratante, para que não deixe a pele ainda mais ressecada. Aproveite o momento para aplicar um óleo de banho para ajudar a recuperar a hidratação e a sensação de frescor.

Utilize compressas de água gelada

Aplicar compressas frias é outra forma efetiva de diminuir a temperatura da pele, a sensação de ardência, calor, dor e vermelhidão. Para isso, você pode utilizar bolsas de gel ou umedecer toalhas com água gelada, as quais devem ser aplicadas sobre a região atingida. O alívio é imediato.

Evite a exposição ao sol após estar queimado

Depois de sofrer uma queimadura de sol, é importante que você evite expor a pele queimada por um tempo, pois ela fica mais sensível e qualquer estímulo pode agravar o quadro e causar manchas.

Por isso, evite a praia e a piscina até que as queimaduras melhorem. Caso não seja possível, fique sempre na sombra — preferencialmente vestido e com roupas frescas e largas.

Passe cremes hidratantes

Os cremes hidratantes são ótimos aliados quando o assunto é aliviar queimadura de sol. Coloque o creme na geladeira alguns minutos antes de fazer a aplicação para reduzir ainda mais os sintomas.

As fórmulas que contém substâncias como filtro solar, antioxidantes, estimulantes de colágeno e inibidores de manchas são perfeitas para estimular a recuperação completa da sua pele, sem maiores danos.

Conte com as loções pós-sol

Nas áreas mais afetadas pela queimadura de sol, como nos ombros, costas e rosto, a melhor opção é utilizar loções pós-sol. Esses produtos ajudam a superar a fase crítica da lesão e proporcionam maior conforto, reduzem a dor na pele queimada e a vermelhidão.

Ao longo deste post, você pode conferir diversas dicas para aliviar queimadura de sol. No entanto, é importante frisar que o melhor caminho é sempre a prevenção. Não se esqueça do filtro solar e evite os horários de sol mais forte — isso é fundamental para ficar bem longe das queimaduras e seus danos!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe o post nas redes sociais para que todos os seus amigos também descubram como amenizar os sintomas após se queimar no sol. Até mais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.