Aminoácidos: suplemento usado por atletas é essencial para ganho muscular
Suplementação é uma alternativa para quem não consegue ingerir os aminoácidos essenciais através da alimentação
Encontrados em alimentos de origem animal e vegetal ricos em proteínas, os aminoácidos são essenciais para a formação de músculos e neurotransmissores. Cerca de 20 aminoácidos são aplicados na construção proteica. Deste total, 9 não são produzidos pelo organismo, sendo necessária a ingestão por meio da alimentação.
Mas engana-se quem pensa que esse os benefícios desses ativos se restringem à melhora do desempenho muscular. Entre os outros efeitos, estão a ação antiviral, antioxidante, anti-inflamatório e até mesmo o aumento da produção de serotonina, que é um neurotransmissor da sensação de bem-estar, que contribui para a melhora do humor e do sono.
Manter a rotina na alimentação e ingerir todos os alimentos necessários muitas vezes não é possível. Nesses casos, para manter um nível saudável de aminoácidos no organismo é necessária a suplementação.
Confira os principais benefícios e fontes de consumo:
Aminoácidos essenciais
Isoleucina, leucina e valina (BCAA)
Formado por três aminoácidos, o BCAA é um dos mais utilizados para quem busca aumentar a massa muscular.
Podem ser encontrados em carnes, ovos e leite e derivados. Também estão presentes em sementes oleaginosas, como castanhas de caju, amendoim e avelã, além de leguminosas.
Metionina
Contribui para o aumento da produção de creatina, ou seja, é interessante para quem busca ganho muscular.
É encontrada em grandes quantidades em carnes em geral, ovos, leite e derivados. Mas também em cereais como o arroz, que deve combinado com as leguminosas, como feijão ou lentilha, por exemplo.
Lisina
Com propriedades antivirais, a Lisina é um aminoácido essencial que contribui para aumentar a absorção de cálcio.
Pode ser encontrada em alimentos de origem animal, leguminosas, como o tremoço, por exemplo e na gema do ovo, que é muito rica nesse aminoácido essencial.
Triptofano
Trata-se de um precursor da serotonina, neurotransmissor da sensação de bem-estar. Assim, o Triptofano contribui para a melhora do humor e também do sono.
É encontrado em alimentos de origem animal, leguminosas e sementes oleaginosas, mas também no tofu e no chocolate amargo.
Fenilalanina
Atua na formação de neurotransmissores, contribuindo para o funcionamento cerebral e melhora do humor e da capacidade mental.
Encontrado em carnes, especialmente vísceras, ovos, leite e derivados e oleaginosas.
Treonina
Contribui na cicatrização e recuperação de lesões na pele, pois participa da síntese do colágeno e da elastina, além do tecido muscular.
As principais fontes para consumo são as carnes, derivados do leite, além das leguminosas, castanhas em geral, cogumelos e centeio.
Histidina
Com poderosa ação anti-inflamatória, a histidina contribui na melhora de problemas nas articulações.
É encontrada em carnes, ovos, leites e derivados, castanhas e leguminosas no geral.