Aprenda agora como tratar olheiras escuras e livre-se desse problema

Quem sofre com a alta pigmentação ao redor dos olhos sabe que, muitas vezes, o problema causa desconforto e deixa um ar de cansaço no rosto. Se esse é o seu caso, você precisa conhecer formas de como tratar de olheiras escuras.

Elas costumam aparecer por dois motivos: acúmulo de melanina na região e dilatação dos vasos sanguíneos. Fatores como envelhecimento, cansaço, alergia, excesso de sol e noites mal dormidas podem agravar o problema.

Além disso, é preciso identificar a causa das manchas, que podem coexistir e ser resultado da hereditariedade — que gera acúmulo de vasos sanguíneos nas pálpebras —, do excesso de pigmentação da pele ou das bolsas de gordura abaixo dos olhos.

Confira nossas dicas sobre como tratar de olheiras escuras e acabe com esse problema!

Faça massagens circulares na região

Fazer massagens na região ao redor dos olhos pode ajudar a amenizar o inchaço. O procedimento funciona como uma drenagem linfática facial e é bem simples de ser realizado, veja o passo a passo:

  1. feche os olhos, deslize o dedo com suavidade e exerça uma leve pressão, indo do canto interno superior para o externo;
  2. faça o mesmo movimento na parte inferior dos olhos;
  3. finalize dando leves batidinhas com a ponta dos dedos, em movimentos circulares.

Para complementar, você pode usar um pouco de babosa ou de óleo de coco. As duas substâncias apresentam muitas propriedades e ajudam a hidratar e a tonificar a pele, além de lubrificarem a área e facilitarem a massagem.

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

Evite exposição solar

Se expor ao sol sem a proteção correta pode aumentar a pigmentação da melanina abaixo dos olhos. Por isso, sempre que for sair de casa, use um protetor solar específico para a região. Como a pele nessa área é mais sensível, recomendamos usar um produto apropriado para evitar ardência, irritação ou sensibilidade.

Tenha um sono de qualidade

Você já deve ter percebido que, ao dormir mal, acordamos com os olhos mais arroxeados. Isso acontece, basicamente, por dois motivos. O primeiro é que a pele da região se restaura durante o sono. Sem um descanso de qualidade, os tecidos não conseguem se recuperar corretamente e isso reflete no dia seguinte.

Além disso, existe um pigmento sanguíneo chamado hemossiderina que pode se acumular devido à má circulação local. Isso pode ocorrer por fatores externos, como a falta de sono — que prejudica a circulação sanguínea e aumenta a concentração do pigmento, tonalizando a pele e escurecendo as pálpebras.

Coloque compressas de água fria

Como explicamos, a dilatação dos vasos abaixo dos olhos é uma das principais causas das olheiras escuras. Por esse motivo, aplicar compressas de água fria é um excelente tratamento caseiro para amenizar as manchas. Em baixa temperatura, a água provoca vasoconstricção, ou seja, diminui os vasos sanguíneos e melhora o aspecto local.

Agora que você aprendeu como tratar de olheiras escuras, lembre-se de que é essencial manter uma alimentação saudável e uma rotina de tratamentos adequados para melhorar o aspecto da pele. Por isso, hidrate o rosto diariamente com cremes específicos e mantenha uma dieta balanceada.

Onde encontrar?

Você pode encontrar produto para tratar olheiras escuras aqui.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.