As 3 maiores causas das dores nas articulações e da fraqueza muscular

Uma das grandes habilidades do corpo é poder se movimentar e se locomover de diferentes maneiras e em várias direções. Tudo isso é possível graças às articulações. No entanto, à medida que se envelhece ou por problemas degenerativos ósseos graves, é possível sentir dores nas articulações e fraqueza muscular.

Logo, é exercida uma pressão a cada movimento, que se inicia com um pequeno desconforto e incômodo no dia a dia. Se o sintoma não for tratado, pode causar dores mais fortes e levar à incapacidade de realizar movimentos simples.

Neste post, vamos mostrar quais são as causas desses problemas e como é possível tratá-los. Confira!

Quais são as causas das dores nas articulações e da fraqueza muscular?

A dor nas articulações pode ser provocada por diversos tipos de lesão ou doença. Entre os males que podem causar esse desconforto, está a artrite reumatoide, que provoca inflamação, desconforto, dor e rigidez.

A dor articular também pode ser provocada pela bursite. As bursas são bolsas cheias de líquido que tem a função de proteger e absorver o impacto sobre as proeminências ósseas, o que permite que os tendões e os músculos se movimentem livremente sobre o osso.

Outras doenças também podem causar dor e fraqueza muscular. Acompanhe.

1. Gota

A gota é um problema inflamatório que prejudica o corpo. Ela acontece quando a taxa de ácido úrico sanguínea está em níveis acima do normal. Quando essa substância se acumula nas articulações, cristais de ácido úrico são formados, o que causa dor, inchaço e inflamação.

2. Tendinite

A tendinite é a inflamação de um tendão, fazendo com que ele fique dolorido, principalmente quando é movimentado. Em geral, o movimento das articulações próximas ao tendão causa bastante dor, além de suas bainhas ficarem inchadas e quentes.

3. Febre reumática

A febre reumática é uma doença inflamatória que aparece depois de uma infecção causada pela bactéria streptococcusEsse problema pode afetar as articulações, a pele e os órgãos vitais, como o cérebro e o coração. Os principais sintomas incluem vermelhidão, calor, inchaço, dor e sensibilidade nas articulações, fraqueza muscular, dor no peito, entre outros.

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

Quais são as medidas para amenizar o problema?

Independentemente da intensidade da dor, o problema nas articulações e a fraqueza muscular podem afetar a qualidade de vida. Portanto, é preciso tomar uma série de medidas. Confira, a seguir, as principais.

Faça exercícios físicos

Fazer atividades físicas é muito importante para manter as articulações funcionando, já que as práticas auxiliam no controle de peso e na melhora do equilíbrio. Além disso, os exercícios de fortalecimento muscular podem diminuir a sobrecarga nas articulações e favorecer o alívio das dores. Assim, dê preferência aos exercícios de baixo impacto, como caminhada, natação e bicicleta, para reduzir a pressão sobre as articulações.

Tenha cuidado com a alimentação

Ingerir alimentos ricos em vitamina D e cálcio, como espinafre e couve, é essencial para manter a densidade óssea, o que evita problemas como a osteoporose. Além disso, existem alimentos com propriedades anti-inflamatórias, que contribuem para o combate de dores crônicas e sintomas relacionados aos problemas com a cartilagem da articulação. Entre eles, podemos citar as nozes, a laranja e os peixes.

Evite ficar sentado o tempo todo

Quanto mais as articulações são usadas, melhores serão a eficiência e a lubrificação delas. Portanto, indivíduos que ficam sentados por um longo período apresentam maiores chances de sofrer com dores no corpo. Ademais, pessoas que se mantêm ativas tendem a ter músculos mais alongados, uma condição que protege as articulações.

Como vimos, as dores nas articulações e fraqueza muscular são problemas comuns e que afetam muitas pessoas. Por isso, é importante ter a ajuda de um profissional para que ele possa avaliar as causas desses males e indicar os melhores tratamentos. Além disso, não se esqueça de seguir nossas dicas para preservar sua qualidade de vida e bem-estar.

Gostou deste post e deseja adquirir um medicamento que melhore as dores no corpo? Então, conheça um composto vendido pela OficialFarma que promete findar a fibromialgia!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.