Aumentar a carga ou fazer exercício correto: o que é melhor?
A dúvida sobre aumentar a carga ou fazer o exercício corretamente permeia todas as academias e até mesmo a internet. Quase sempre, vemos debates acalorados sobre o assunto que dificilmente resultam em algum tipo de discussão mais técnica.
Antes de tudo, é preciso dizer que tanto a carga quanto a execução do exercício são extremamente importantes para quem busca excelentes resultados na hipertrofia muscular.
Entretanto, deve haver um equilíbrio entre esses dois aspectos do treinamento para que a segurança do praticante seja mantida — até mesmo quando ele busca somente o aumento de força.
Abaixo, mostraremos o que você precisa saber sobre esse tema “polêmico” do mundo da musculação. Continue sua leitura e confira!
É mais fácil aumentar a carga ou fazer o exercício corretamente?
A princípio, não devemos deixar de mencionar que aumentar a carga é — quase sempre — muito mais fácil do que melhorar a execução de um exercício, seja ele qual for. Isso acontece porque as adaptações neuromusculares tendem a ser mais rápidas do que a própria hipertrofia.
Em termos mais simples, seu sistema nervoso se torna mais eficiente para recrutar as fibras musculares que ele precisa para executar o movimento em menos tempo que o corpo precisa para sintetizar novas fibras musculares.
Não acredita? Basta ver o quão rápido os iniciantes começam a aumentar o peso nos exercícios. Em uma média, nas duas semanas inicias do treino resistido já é possível observar grandes mudanças na força do praticante.
Outro fato importante é que a execução mais próxima do “perfeito” gera muito mais dor no atleta e, na maioria das vezes, as pessoas tendem a fugir da sensação desagradável de queimação constante. Obviamente, a força e o ganho de massa muscular caminham juntos. Mas essas duas adaptações do treinamento ocorrem de formas e em etapas diferentes.
Qual a importância da execução correta?
Uma execução correta, em qualquer exercício, é capaz de fazer com que o máximo de fibras musculares sejam recrutadas pelo sistema nervoso durante um movimento. Fora isso, o músculo é trabalhado com mais intensidade e há um estresse metabólico acentuado da área exercitada. De maneira mais simples: você consegue mais resultados, com menos peso e com menos riscos de se lesionar.
Esses benefícios são conquistados especialmente quando o praticante faz o movimento com amplitude total — que é uma área que é quase sempre negligenciada quando colocamos uma sobrecarga que vai além de nosso limite.
Além do movimento ficar mais curto, outros grupamentos musculares agonistas entram em cena para auxiliar o corpo a resistir e levantar a carga que é aplicada.
Na maioria das vezes, isso resulta em um treino menos eficaz e com enormes riscos para a integridade física. Em casos extremos, lesões como o rompimento de tendões e músculos podem acontecer por conta do uso indevido de peso.
Como aumentar a carga de forma segura?
Para aumentar o peso nos exercícios, não tem tem segredo: basta avançar somente quando o número de repetições se tornar fácil. Isso garante uma adaptação completa e gradual, fazendo com que o praticante foque ao máximo em seu controle motor para realizar um movimento completo e focado no músculo-alvo.
Outra maneira de aumentar a carga de forma eficaz consiste na redução do número de repetições. Isso faz com que seja possível levantar mais peso de forma mais segura.
Criar um treinamento voltado para força também é outra alternativa extremamente eficaz e importante para quem deseja maior volume muscular. Procure seu professor de educação física para conseguir a prescrição de um treinamento adequado e eficiente para seus objetivos.
Sempre escute seu corpo e preze pela saúde antes de qualquer meta ou objetivo traçado dentro da sala de musculação. Afinal, as lesões farão com que você fique ainda mais longe deles.
Conseguiu tirar suas dúvidas sobre aumentar a carga ou fazer exercício corretamente? Que tal uma leitura complementar? Leia nosso post sobre composto de testosterona e entenda mais sobre esse hormônio masculino que é essencial na hipertrofia muscular!