Conheça 5 benefícios da meditação para a saúde mental e do corpo

A correria do dia a dia e as inúmeras responsabilidades podem fazer com que fiquemos estressados e ansiosos. É preciso buscar um escape para cuidarmos da nossa mente e do corpo, e uma boa alternativa é meditar. Essa é uma prática de autocontrole em que a pessoa foca o pensamento em um objeto, som, imagem ou na própria respiração. Os benefícios da meditação são muitos, contribuindo para a melhoria do humor e do sono, por exemplo.

A proposta é ser um ponto de reconexão, reflexão e limpeza interior, fazendo com que a vida seja mais equilibrada. Ao praticar a meditação, o indivíduo se conecta com o próprio corpo, além de conseguir lidar com a ansiedade mais facilmente.

Quer saber quais são os benefícios da meditação? Continue a leitura deste post e fique por dentro do assunto!

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

1. Melhora a imunidade

Durante a meditação, algumas enzimas ligadas ao sistema imune têm sua ação aumentada. Com isso, quem pratica constantemente a atividade pode ter as defesas ampliadas e passa a lidar melhor com o estresse. No entanto, a prática sozinha não resolve.

A meditação é somente um dos mecanismos utilizados pelo organismo para aumentar o bem-estar psicológico da pessoa. É esse estado que age diretamente sobre a atividade das enzimas nas células do sistema imunológico, melhorando as defesas do corpo.

2. Reduz os níveis de estresse

Geralmente o estresse mental e físico causa o aumento dos níveis de cortisol. Isso provoca efeitos nocivos ao organismo, como a liberação de citocinas, substâncias químicas que promovem a inflamação. Esses efeitos podem prejudicar o sono, causar ansiedade e depressão, além de aumentar a pressão sanguínea.

Assim, ao praticar a meditação com exercícios mentais, é possível lidar com o problema sem fugir do sofrimento e da dor em algumas situações. Além disso, a meditação ajuda a enfrentar e entender com racionalidade os medos.

3. Melhora a autoestima

Algumas formas de meditação conseguem desenvolver uma melhor compreensão de si, auxiliando a reconhecer pensamentos que são autodestrutivos ou prejudiciais. A ideia é que, à medida que se aumenta a consciência do hábito de pensamento nocivo, é mais fácil direcioná-los a padrões mais construtivos, aumentando a autoestima.

4. Diminui a ansiedade

A meditação é uma prática guiada pelo controle da respiração, resultando em benefícios para a mente. Logo, alguns problemas como depressão e ansiedade podem ser combatidos com mais facilidade.

Além disso, os pensamentos pessimistas em quem é depressivo podem ser evitados. Meditar ajuda no fortalecimento do cérebro, auxiliando a pessoa a lidar melhor as dificuldades diárias.

5. Mantém o corpo em forma

Apesar da meditação não ser responsável por queimar calorias, ela ajuda a controlar o peso. Isso ocorre porque a saúde gastrointestinal é favorecida com a prática, prevenindo problemas corporais. Além disso, o nível do hormônio cortisol é reduzido durante a prática. A substância é relacionada à produção de gordura abdominal.

Agora que você já conhece os benefícios da meditação, chegou o momento de começar a praticá-la. Não deixe de incluir esse hábito na sua rotina para que você possa observar as melhorias da saúde do corpo e da mente.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.