Conheça os benefícios do limão para a saúde!

As frutas são alimentos que apresentam vários nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo. Nesse cenário, os benefícios do limão merecem destaque, pois atuam em muitos sistemas e órgãos. Rico em antioxidantes, minerais e vitamina C, ele é muito versátil e pode ser usado como tempero ou na preparação de sucos e sobremesas.

Esse alimento é um importante bactericida e adstringente. Sua ação promove uma grande desintoxicação no organismo, já que é rico em ácido cítrico e outras substâncias que auxiliam no fortalecimento do sistema imune. Por isso, incluir essa fruta na alimentação diária é essencial para quem deseja ter uma dieta saudável.

Neste post, vamos mostrar quais são os principais benefícios do limão para a saúde. Confira!

Controla a pressão arterial

O limão é rico em potássio, um mineral que apresenta ação contrária à do sódio sobre a pressão arterial. Isso porque, enquanto o segundo faz com que ela aumente, o primeiro provoca a sua diminuição. Desse modo, a ingestão da fruta auxilia a manter a pressão dentro de uma faixa considerada saudável, o que evita crises hipertensivas.

Ajuda na digestão

A acidez do limão ajuda na estimulação de saliva, o que facilita a mastigação, além de estimular o fígado a produzir bile, que é importante para o processamento de gordura no estômago e sua eliminação posterior.

Além disso, a fruta apresenta um efeito adstringente no intestino, favorecendo o seu movimento para a eliminação dos resíduos fecais. As propriedades digestivas do limão também aliviam os sintomas de indigestão, como inchaço e azia.

Melhora a aparência da pele

A vitamina C presente no limão é um antioxidante que neutraliza o efeito dos radicais livres, diminuindo o dano celular e retardando o envelhecimento precoce da pele. Alguns nutrientes presentes na fruta possibilitam a síntese de colágeno, uma proteína estrutural da pele, responsável por sua elasticidade e firmeza.

No entanto, é necessário ter cuidado ao manusear o limão, pois, ao ser exposto ao calor e sol, pode provocar manchas nas mãos e no rosto.

Aumenta a imunidade

Os alimentos ricos em antioxidantes ajudam no fortalecimento do sistema imune, prevenindo o surgimento de várias doenças. A vitamina C presente na fruta protege as células dos danos provocados pelos radicais livres, aumentando a produção de glóbulos brancos, que são responsáveis pelo combate a alguns micro-organismos e estruturas estranhas.

Diminui os sintomas de doenças respiratórias

Consumir limão com frequência também contribui para o alívio dos sintomas de algumas doenças respiratórias, como resfriados e asma. Esse benefício acontece pela presença da vitamina C. Os alimentos com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes podem trazer vantagens nesses casos.

Agora que você já conhece os principais benefícios do limão para a saúde, é importante saber como inseri-lo na dieta para ter bons resultados. Assim, para auxiliar na absorção de ferro, pingue algumas gotas da fruta na couve ou no feijão, por exemplo. Além disso, use-o para temperar saladas e peixes, bem como em sucos, vitaminas, entre outros.

Gostou deste post e quer ficar por dentro das nossas publicações? Então, siga-nos nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e YouTube!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.