Tribulus terrestris: 9 benefícios para o treino de musculação

Os benefícios do tribulus terrestris nunca estiveram tão em alta no mundo dos atletas. Afinal, esse é um grupo que busca um estilo de vida saudável. Por isso, torna-se importante o consumo de produtos fitoterápicos, que são obtidos de forma natural a partir das plantas.

Neste post, abordaremos 5 benefícios do uso desse suplemento à base de vegetais, que é capaz de aumentar as concentrações de testosterona e está ligado ao aumento da massa muscular magra e da libido. Ficou curioso? Continue a leitura!

O que é o tribulus terrestris?

Tribulus terrestris está na lista dos fitoterápicos mais importantes para a suplementação alimentar de alta performance. Ele é proveniente de ervas daninhas encontradas em diferentes regiões do mundo, principalmente nas planícies do Mediterrâneo.

Dentre as substâncias presentes, as saponinas, os alcaloides e os flavonoides se destacam. Apesar de não haver um consenso sobre qual dos três princípios ativos é o mais importante, especula-se que as saponinas sejam responsáveis pelos excelentes resultados.

Quais são os benefícios do tribulus terrestris?

Antes de consumir esse fitoterápico, devemos analisar quais são os seus benefícios. Vale ressaltar, ainda, que, por ser um produto natural, os riscos de efeitos colaterais são quase nulos. Confira!

1. Aumenta os níveis de testosterona

Entre os benefícios do tribulus terrestris, o primeiro a se destacar é o aumento da taxa de testosterona. O produto amplia a concentração dessa substância que o próprio corpo masculino já produz em maior quantidade, funcionando, no organismo, como um adaptógeno.

Além disso, esse composto de plantas é capaz de regular a produção natural desse hormônio quando o corpo está produzindo uma quantidade inferior à esperada.

2. Melhora o ganho de massa muscular

Por aumentar o nível de testosterona — regulando naturalmente a sua produção —, o uso do produto resulta no ganho de massa muscular. Um sinal disso é que homens têm naturalmente mais massa magra do que as mulheres, o que faz com que alcancem melhores definições corporais.

3. Eleva os níveis de força

Quando há a substituição de massa gorda por massa magra, é natural que a força do indivíduo aumente. Afinal, ela está ligada diretamente ao músculo, que, por sua vez, desempenha uma melhor performance quando há uma maior concentração de massa magra.

4. Ajuda na perda de peso

Outro benefício do tribulus terrestris é o fato de estimular o corpo a produzir massa magra em vez de massa gorda. Assim, o tecido adiposo diminui e o indivíduo perde peso.

5. Aumenta a libido

A maior produção de testosterona resultará no aumento da libido e, consequentemente, em uma melhor performance sexual, uma vez que o indivíduo terá bastante energia para realizar quaisquer atividades.

6. Ajuda a reduzir a pressão arterial

O tribulus terrestris possui uma substância que é capaz de favorecer a diminuição da pressão arterial, benefício importante e de valor inestimável, especialmente para quem tem risco de doenças cardíacas na família.

A protodioscina — presente na erva — é capaz de estimular a produção do óxido nítrico, uma substância famosa no meio da musculação e muito importante para a vasodilatação. Com os vasos sanguíneos mais dilatados, a pressão arterial diminui, o que contribui para a saúde do indivíduo.

7. Ajuda a controlar os triglicerídeos

Há fortes evidências de que o tribulus também é capaz de favorecer o controle dos triglicerídeos, evitando o que se conhece como dislipidemia, que nada mais é que a alta concentração de diferentes tipos de lipídios no organismo (incluindo o colesterol, em especial o LDL que é o maior causador de várias condições clínicas como a arteriosclerose).

Apesar de esse benefício ter sido encontrado em algumas pesquisas envolvendo animais, deve ser ressaltado que os resultados são inconclusivos, o que requer mais pesquisas sobre o tema.

8. Melhora a fertilidade

A fertilidade é outro benefício encontrado com a ingestão regular deste fitoterápico. Em homens, o tribulus auxilia na espermatogênese (produção de espermatozoides). Para as mulheres, os benefícios estão relacionados a um período fértil mais apropriado para gestação, com melhoras significativas no período da ovulação.

9. Diminui a presença de glicose no sangue

O uso regular desse suplemento também pode causar a diminuição dos níveis de glicose no organismo. Entretanto, não se sabe até o momento qual mecanismo causa essa alteração. Apesar disso, seu uso não deve ser utilizado somente para esse fim, por razões que veremos a seguir.

Qual a dosagem correta para uso?

A princípio, por se tratar de um fitoterápico, não existe uma dosagem universal para a obtenção dos benefícios acima. O que podemos dizer é que a quantidade de 1.000 mg está relacionada à diminuição do açúcar do sangue, enquanto os demais benefícios são apresentados em uma posologia que vai de 250 mg a 1.500 mg por dia.

Essa dosagem varia de acordo com idade, gênero e demais particularidades. Por isso, recomenda-se avaliação médica antes de consumir esse fitoterápico. Uma dosagem normal e segura é a de 500 mg, que costuma ser uma ou duas cápsulas por dia, a depender do produto adquirido.

Outra recomendação que deve ser mencionada é que seu uso em excesso pode provocar sintomas como diarreia, vômitos, prisão de ventre, insônia, dor de estômago náusea e agitação (ansiedade). O uso indiscriminado e prolongado também pode gerar danos no fígado e nos rins.

Além disso, mulheres podem ter alterações no fluxo menstrual, sendo mais comum o aumento do fluxo. Ao sentir um ou mais desses sintomas, é preciso interromper o uso do composto e procurar um médico.

Lembrando que o tribulus terrestris pode ser ingerida de várias formas diferentes. Além de cápsulas, existem suplementos em pó ou in natura, sendo a última opção a mais difícil de ser encontrada.

Como tomar

A maior parte das pessoas consegue o suplemento por meio de cápsulas. A orientação básica é a de ingerir uma ou duas cápsulas por dia (a depender da dosagem) após as refeições. Profissionais da área da nutrição ou seu médico podem indicar outros horários mais específicos, a depender do seu objetivo e particularidade.

Quais são as principais contraindicações?

Mesmo sendo totalmente natural, existem algumas contraindicações de uso, assim como a maior parte dos suplementos ou até mesmo alimentos que, em determinadas circunstâncias, são desaconselhados por conta de alguma particularidade fisiológica.

No caso do tribulus terrestris, pessoas com hipertensão e diabetes são orientadas a não fazer o consumo. Isso acontece por que as substâncias presentes na fórmula podem reagir negativamente com inúmeros medicamentos.

Mulheres grávidas também não devem fazer uso do fitoterápico e, de maneira geral, todas as pessoas que fazem o uso de medicamento controlado devem ter aval médico antes de iniciar a suplementação.

Qual a relação entre suplementos e alta performance?

O uso dos estimulantes físicos, durante o treino, fará a diferença entre um resultado considerado comum e um de alto desempenho. Entretanto, apenas uma boa alimentação não é suficiente.

É por esse motivo que atletas de ponta sempre tomam suplementos a fim de alcançar os melhores resultados possíveis. Por isso, indicamos que você adquira o produto para obter os benefícios do tribulus terrestris. Assim, você usufruirá do melhor que a ciência produz para o aumento do seu rendimento físico.

Em resumo, você aprendeu, neste post, quais são os benefícios do tribulus terrestris e como ele pode potencializar o resultado dos seus treinos, não é mesmo? Por isso, não perca tempo e aumente ainda hoje a sua performance, adquirindo o suplemento conosco.

Se você gostou deste post, confira esse e outros produtos disponíveis para você na nossa loja virtual!

Como comprar?

Clique Aqui

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.