Climatério: entenda como ter uma menopausa saudável
Climatério é a passagem da fase reprodutiva feminina para a não reprodutiva. Assim, lentamente e de forma gradativa, o organismo deixa de produzir os hormônios progesterona e estrogênio. Com essa mudança, a mulher passa a sentir os incômodos sintomas da menopausa.
Entretanto, saiba que é possível passar por essa fase de uma forma tranquila e saudável, amenizando seus efeitos. Para isso, continue com a leitura e conheça as dicas incríveis que separamos.
Mantenha um peso saudável e pratique exercícios
O ganho de peso é bastante comum durante a menopausa. Como há redução dos níveis de estrogênio, haverá, também, alteração no metabolismo e na maneira como o corpo armazena gordura. Dessa maneira, mesmo ingerindo poucas calorias, é comum engordar facilmente.
Além disso, mulheres com sobrepeso são mais propensas a sentirem ondas de calor — um dos mais desagradáveis sintomas da menopausa. Em vista disso, é fundamental manter um peso adequado e praticar atividades físicas. O exercício faz com que os ossos e as articulações fiquem mais fortes, além de acelerar o metabolismo, melhorar a energia e também o sono.
Consuma alimentos ricos em fitoestrogênios
Fitoestrogênios são compostos naturais que simulam as ações do estrogênio no corpo. Assim, o corpo entenderá que está recebendo as doses corretas desse hormônio e voltará ao seu funcionamento normal, eliminando os sintomas da menopausa.
Eles podem ser ingeridos por meio de uma dieta balanceada ou por suplementos alimentares. Portanto, não deixe de incluir em suas refeições alimentos como feijão, leguminosas, frutos secos, sementes de gergelim, tofu, linhaça e produtos com soja.
Beba muita água
Durante o climatério, a desidratação nas mulheres é algo comum. Isso é devido à alteração hormonal e também à sudorese excessiva dessa fase. Então, procure beber diariamente de oito a doze copos de água, para manter a hidratação e amenizar os incômodos.
Outro benefício da ingestão de água é a diminuição dos inchaços tão comuns desse período e, ainda, a manutenção do peso, já que haverá maior sensação de saciedade e ligeira aceleração do metabolismo. Vale ressaltar que a água tem um importante papel regulador para o organismo: desde o controle da temperatura até o bom funcionamento do sistema circulatório.
Faça acompanhamento médico regular
É preciso manter o acompanhamento médico anualmente durante a menopausa. Por meio de exames clínicos e laboratoriais, o ginecologista saberá como estão os níveis de progesterona e estrogênio. Somente assim ele poderá saber a quantidade desses hormônios que precisa ser reposta e a melhor forma de fazer isso.
Ademais, é importante solicitar exames complementares, visto que o climatério pode causar anemia, osteoporose, depressão e aumento das taxas de colesterol. Todos esses fatores precisam ser tratados para que a mulher tenha uma excelente qualidade de vida.
Enfim, os sintomas da menopausa são realmente desagradáveis. Mas, seguindo as dicas acima, é perfeitamente possível passar por essa fase de maneira saudável, tranquila e sem qualquer desconforto.
Comece ou mantenha a prática de atividade física, alimente-se com qualidade, beba muita água e jamais deixe de consultar seu médico de confiança. Se você gostou deste post e quer se manter ainda mais informado, não deixe de ler nosso artigo com dicas para envelhecer com saúde. Boa leitura!
Onde encontrar?
Você encontrar produtos que ajudam a combater os sintomas da Menopausa aqui.