Coenzima q10: por que e como usar para cuidar do seu coração?

Nem sempre é fácil manter um estilo de vida saudável em meio à correria e às diversas tarefas do dia a dia. Contudo, os cuidados com o corpo e a mente não podem ficar em segundo plano. Por isso, é interessante conhecer e fazer uso de algo que, além de contribuir com a parte estética, ajude a manter a saúde em dia — como a coenzima q10.

Essa substância vem ganhando popularidade devido a seus efeitos terapêuticos, em especial no que se refere a problemas cardiovasculares.

Achou interessante? Então continue lendo nosso post para conhecer melhor a coenzima q10 e entender como essa substância ajuda a cuidar do coração.

O que é a coenzima q10?

Trata-se de uma molécula que nosso organismo produz naturalmente. Também conhecida por ubiquinona, é solúvel em gordura e encontra-se em todas as células do corpo humano. Porém, concentra-se nos órgãos que necessitam de um nível maior de energia, como o coração, e nos tecidos que se renovam mais rapidamente.

Para que serve?

A coenzima q10 atua principalmente no que diz respeito ao coração, ajudando a tratar e a evitar distúrbios cardiovasculares. Isso acontece porque ela favorece a circulação sanguínea e auxilia no funcionamento adequado dos músculos cardíacos.

Além disso, gera vários outros benefícios. Entre suas funções, podem ser citadas:

  • auxilia no processo de emagrecimento;
  • atua como antioxidante;
  • melhora a aparência da pele;
  • aumenta o desempenho nas atividades físicas;
  • fortalece o sistema imunológico.
[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

Onde a coenzima q10 é encontrada?

Como já citamos, a coenzima q10 é produzida pelo nosso corpo. Contudo, dos 30 anos de idade em diante, os níveis dessa substância vão diminuindo.

Apesar de ser possível encontrá-la em alimentos como frango, brócolis, amendoim, espinafre e nozes, a alimentação por si só não é capaz de fornecer ao organismo a quantidade que precisamos da coenzina, e, por isso, o ideal é fazer uso do suplemento.

Quais são os principais benefícios para o coração?

No que diz respeito ao coração, especificamente, a suplementação com a coenzima q10 é bastante benéfica.

Essa substância auxilia na manutenção da frequência dos batimentos cardíacos, de forma que os movimentos de sístole (contração do músculo cardíaco, que bombeia o sangue para a aorta e para a artéria pulmonar) e diástole (relaxamento do músculo cardíaco, que permite às câmaras cardíacas ficar cheias de sangue) mantenham uma frequência adequada.

Outro ponto positivo é o fato de contribuir para aumentar a expectativa de vida das pessoas que sofrem de insuficiência cardíaca, condição decorrente de qualquer transtorno que afete o coração diretamente. A coenzima q10 age reduzindo o risco de acontecer qualquer outro problema cardiovascular mais grave.

Lembre-se de que é necessário procurar um médico antes de iniciar a suplementação com a coenzima q10 e contar com o acompanhamento do profissional durante o tempo em que estiver fazendo uso dessa substância. Também é fundamental respeitar as dosagens indicadas.

O que você achou do nosso post? Gostou? Então assine já a nossa newsletter e receba outros conteúdos como este em primeira mão!

Onde encontrar?

Você encontra este produto clicando neste link.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.