Comecei a malhar e engordei, o que pode ser? Descubra!

Nas conversas pelos corredores da academia, é muito comum ouvir frases como “comecei a malhar e engordei”, “não sei o que estou fazendo de errado” e outras similares a essas.

Caso esse seja o seu caso, calma! Saiba que não é preciso se desesperar e achar que você tem algum problema ou que o seu empenho na prática de atividades físicas está sendo em vão.

Na realidade, essa situação é bastante comum, e o aumento de peso ao começar a fazer exercícios pode significar ganho de massa magra, ou, no caso das mulheres, apenas uma simples retenção de líquidos.

Para saber exatamente o que pode ser o aumento de peso após o início da malhação, acompanhe o texto e tire todas as suas dúvidas!

Entenda quando o ganho de peso é gordura corporal

Antes de qualquer coisa, é necessário que você avalie, sinceramente, como estão os seus hábitos alimentares. De preferência, com anotações detalhadas, ao longo de uma semana, pelo menos.

Isso porque algumas pessoas tendem a sentir mais fome quando começam a praticar atividades físicas e, justamente por estarem se exercitando, acreditam que estão liberadas para ingerir qualquer tipo de alimento. 

Dessa forma, quando os hábitos alimentares da pessoa continuam os mesmos, ou, pior, quando surge o comportamento de beliscar itens gordurosos ou açucarados entre as refeições, essa conduta pode resultar em ganho de gordura.

Saiba quando o aumento de peso é ganho de massa

Agora, se, pelo contrário, a sua alimentação está super balanceada, com ingestão adequada de vegetais, oleaginosas, frutas e carnes brancas e com pouca gordura, a tendência é que o aumento de peso na balança represente o tão desejado ganho de massa magra.

Para ter certeza se o aumento de peso é mesmo ganho de massa magra, o ideal seria consultar um nutricionista que pudesse fazer essa avaliação especializada por meio do adipômetro ou de balanças ultramodernas que medem a composição corporal de maneira geral.

Mesmo assim, se você não quiser consultar um profissional da área, é possível observar alguns aspectos e descobrir se o ganho de peso é saudável, e até mesmo desejável, ou não.

Aprenda a diferença entre os tipos de massa

Para quem está sofrendo porque começou a malhar e engordou, nada melhor do que saber identificar os diferentes tipos de massa que compõem o corpo humano.

Por isso, apresentamos abaixo as principais características de cada um para facilitar a sua compreensão do que está acontecendo no seu caso. Veja!

Massa magra

Muitas pessoas pensam que a massa magra é composta apenas pelo peso dos músculos — e é aí que já começam os enganos. Na verdade, a massa magra é a soma do peso dos músculos sim, mas também dos órgãos, líquidos e ossos do organismo.

Quando você ganha massa, pode ser que algumas roupas fiquem mais justas nas coxas ou nas mangas de blusas, mas, na região abdominal, por exemplo, a tendência é que pareçam mais largas.

Massa gorda

Já a massa gorda corresponde ao peso da gordura no corpo, e deve ser controlada de perto para não causar vários problemas de saúde, tais como colesterol alto, diabetes, hipertensão etc.

Nas roupas, a massa gorda aparece marcando a “barriguinha saliente” ou nos quadris e coxas, o que causa um efeito visual que costuma ser desconfortável para quem gosta de estar em forma.

Agora, os motivos de muitos dizerem “comecei a malhar e engordei” ficaram mais claros para você, certo? Como vimos, vale ressaltar que, nesse processo, é preciso observar com atenção a sua alimentação e seus hábitos, a fim de que os resultados desejados sejam alcançados com mais rapidez e facilidade.

Gostou do conteúdo? Então curta a nossa página no Facebook e fique sempre por dentro das nossas novidades!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.