Comidas industrializadas acabam com a saúde. Evite!

Você já pensou nos alimentos que consome e no que eles causam à sua saúde? Com a correria do dia a dia, é cada vez mais comum o consumo de comidas industrializadas, que são muito prejudiciais ao organismo, devido aos compostos químicos presentes. Isso pode provocar problemas cardiovasculares, alergias, ganho de peso, entre outros.

Ainda assim, os alimentos prontos costumam ser prioridade para quem não tem muito tempo para cuidar da alimentação. Além disso, existem vários benefícios disfarçados, como o prazo de validade alto, que permite que o tempo de armazenamento seja maior. Mas a alimentação natural deve ser sempre prioridade, já que é benéfica para a saúde.

Neste post, vamos mostrar porque você deve evitar as comidas industrializadas. Confira!

O que são comidas industrializadas?

As comidas industrializadas são aquelas que são encontradas semiprontas ou prontas — todas elas produzidas pela indústria de alimentos. Em geral, elas são embaladas em caixas, plásticos, latas e outros compartimentos que auxiliam a protegê-las do ambiente externo.

O maior problema desses tipos de alimento são os aditivos químicos em sua composição, como adoçantes, acidulantes, estabilizantes, antioxidantes artificiais e aromatizantes que ressaltam o odor e o sabor. Além disso, apresentam pouco valor nutricional, provocando o ganho de peso.

Quais os malefícios que esse tipo de alimentação pode causar?

Um dos componentes principais desses alimentos é o glutamato monossódico, um sal realçador de sabor que pode causar dores de cabeça, asma, dores no peito e câncer. Confira, a seguir, os malefícios das comidas industrializadas.

Inflamação

Os alimentos que apresentam óleos vegetais, farinha branca e açúcar refinado causam diversas inflamações no corpo — que é a forma como o organismo reage ao ser atacado por tantas substâncias químicas. Entre os riscos que surgem de processos inflamatórios estão o câncer, problemas no sistema respiratório, demência e doenças cardíacas.

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

Dependência

O corpo processa os alimentos verdadeiros e os industrializados de forma diferente. Isso porque esse tipo de comida causa um estímulo elevado de dopamina, conhecido como o neurotransmissor do prazer. Com isso, é comum que você deseje constantemente um determinado tipo de alimento, causando dependência.

Problemas com a digestão

Devido à falta de vitaminas, enzimas, fibras e outros nutrientes essenciais, esses alimentos podem causar prejuízos no trato digestivo. Assim, consumi-los excessivamente levam a um desequilíbrio interno, além de prejudicar as bactérias benéficas e expor o corpo a infecções. Por isso, o ideal é evitar ao máximo esse tipo de comida.

Qual a importância de uma alimentação saudável?

Manter uma dieta saudável — com alimentos frescos e naturais — no dia a dia é muito importante. Assim, faça refeições variadas, nutritivas e coloridas, estabeleça uma rotina de exercícios físicos e aumente a ingestão de água, junto a suplementos e compostos de alimentos naturais. Além disso, marque uma consulta com um nutricionista, que poderá indicar as melhores dietas de acordo com as suas necessidades.

Como vimos, as comidas industrializadas causam diversos prejuízos para a saúde, como obesidade, dores de cabeça, vício, inflamação, problemas digestivos e câncer. Por isso, é muito importante evitá-las e manter uma dieta equilibrada e saudável, com alimentos e compostos naturais, para alcançar mais saúde e qualidade de vida.

Gostou deste post? Então, compartilhe nas redes sociais para que seus amigos também conheçam os malefícios das comidas industrializadas!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.