
Conheça 3 dicas de como deixar seu cabelo menos oleoso
O excesso de oleosidade não é um problema que se manifesta apenas na pele. A aparência sem brilho e pesada dos cabelos é um pesadelo para quem quer manter os fios sempre bonitos e saudáveis. Afinal, como deixar o cabelo menos oleoso?
Quando o excesso de oleosidade afeta o cabelo, pode causar muito incômodo à saúde dos fios e do couro cabeludo, como caspa, seborreia, coceira e aquela sensação de estar sempre sujo. Para ajudar a amenizar o problema, preparamos este artigo com dicas para deixar o cabelo menos oleoso. Confira!
Causas do excesso de óleo nos cabelos
A oleosidade, sem excesso, é fundamental para proteger o couro cabeludo das agressões diárias. O óleo também desliza pelo cabelo e forma uma película protetora que ajuda a manter a hidratação e os nutrientes dentro do fio. Por isso, o importante é saber controlar a oleosidade, e não acabar com ela.
Diversos fatores podem deixar o cabelo oleoso. A oleosidade pode ser estimulada até mesmo por meio de hábitos básicos que temos no dia a dia. Entre os principais motivos para o problema, estão:
- tocar muito no cabelo;
- ter causa genética;
- lavar em excesso;
- usar condicionador na raiz dos fios;
- usar escova de cabelo suja;
- deixar produtos acumulados no couro cabeludo.
Como deixar o cabelo menos oleoso
Confira nos tópicos a seguir 3 práticas para que seu cabelo fique menos oleoso.
1. Utilizar shampoo para cabelos oleosos
É fundamental usar os produtos ideais para seu tipo de cabelo, pois cada pessoa precisa de um cuidado diferente. Os shampoos para cabelos oleosos têm componentes mais leves em sua formulação e são transparentes. Por isso, proporcionam uma higienização com mais suavidade.
No momento de lavar o cabelo, tenha atenção também à pressão que exerce no couro cabeludo. Faça sempre uma massagem leve, com movimentos circulares, pois aplicar muita força com os dedos também pode estimular a produção de óleo, o que resulta em fios ainda mais pesados.
2. Lavar o cabelo em dias alternados
Pessoas com cabelos oleosos tendem a lavar mais os fios. No entanto, quanto mais você faz a higienização, maior é a tendência de o couro cabeludo produzir oleosidade. A solução é reduzir o intervalo de lavagens.
Outra dica é intercalar o uso de um shampoo antirresíduos para retirar toda a sujeira dos fios e deixá-los limpos por mais tempo, diminuindo a frequência de lavagens.
3. Evitar lavar os cabelos com água quente
A água quente causa ressecamento imediato dos fios. Na sequência, o corpo entende que precisa produzir mais óleo para compensar a perda, resultando no chamado efeito rebote. Por isso, quem sempre toma banhos quentes tende a ter cabelos oleosos com muito mais facilidade.
Para evitar o problema, lave sempre os cabelos com água morna a fria. Se não conseguir, o ideal é finalizar a lavagem com a temperatura mais baixa. Isso também ajuda a fechar as cutículas dos fios e deixar o cabelo mais brilhante.
Agora que você sabe como deixar o cabelo menos oleoso, precisa entender a importância de adotar essas medidas no seu dia a dia. Os cuidados com os fios não devem ser apenas paliativos, mas, sim, uma preocupação diária. Afinal, eles são indispensáveis para manter a saúde e boa aparência do cabelo.
Além da oleosidade, você sofre com cabelos e unhas fracas? Então, complemente a leitura e saiba como mudar isso!