Quer saber como diminuir as estrias? Confira 4 dicas de ouro!

Alguns problemas estéticos não causam dores ou prejuízos à saúde, mas afetam a autoestima de muitas pessoas. Por isso, uma dúvida comum entre homens e mulheres é: como diminuir as estrias?

Esse problema pode ser desencadeado por muitos fatores, e alguns cuidados devem ser tomados para evitar ou reduzir as marcas na pele. Pensando nisso, preparamos este artigo para você entender como diminuir as estrias de forma eficiente. Confira!

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

O que são estrias?

São lesões causadas na pele quando ocorre o rompimento das fibras elásticas em decorrência de um estiramento. São definidas por um processo inflamatório e a maneira como aparecem depende da fase em que estão.

A distensão ocorre devido a alguma mudança brusca no organismo. Com isso, a elastina e o colágeno — fibras que sustentam a pele — se rompem, resultando em cicatrizes formadas devido à redução da espessura da epiderme e da derme. Estrias tendem a aparecer nos locais do corpo que armazenam gordura, como quadris, coxas, barriga, seios e nádegas.

Tipos de estrias

As estrias podem ser de dois tipos: brancas ou rosadas. O que define a cor é o estágio em que ela está. Quando avermelhadas ou rosadas, ainda estão em processo inflamatório, por isso são recentes. Se as suas estrias são brancas, elas são mais antigas e já passaram pelo processo de degeneração das fibras colágenas. Dessa forma, não existe mais inflamação.

Quais são as suas principais causas?

As fibras elásticas presentes na derme permitem que a pele se estique conforme o corpo cresce. Porém, como vimos, um crescimento muito rápido pode resultar em rompimento, gerando as estrias. Além disso, as cicatrizes podem ser causadas por outros fatores, como alto nível de cortisona no sangue (hormônio que torna as fibras mais fracas). Entre as principais causas das estrias, estão:

  • ganho de peso repentino;
  • gravidez;
  • condições médicas;
  • uso de medicamentos.

Quais são os melhores tratamentos para estrias?

1. Lasers

Lasers, ou procedimentos com luz pulsada, podem deixar as estrias menos perceptíveis. Esse tipo de terapia deixa os tecidos da epiderme intactos, o que, de forma geral, permite uma cicatrização mais rápida e natural.

2. Esfoliação e uso de cremes

Dependendo da região acometida e da gravidade das estrias, remover células mortas e hidratar a pele podem ajudar a amenizar a aparência das cicatrizes. Com isso, a tendência é que a área fique mais bonita e saudável.

3. Suplementação de colágeno

As fibras da pele são as que mais sofrem com fatores mecânicos, como perda de vascularização e estiramento. A suplementação de colágeno atua diretamente na matriz celular da pele, ajudando a evitar o surgimento de novas estrias e a melhorar o aspecto da cútis.

4. Caneta antiestria

A função da caneta antiestria é promover a renovação epidérmica. Seu princípio ativo acelera o processo regenerativo e melhora a elasticidade cutânea, prevenindo a formação de estrias. Além disso, o produto combate reações inflamatórias e age como potente renovador celular.

Agora que você sabe como diminuir as estrias, precisa entender que elas não causam danos para a saúde. No entanto, se os devidos cuidados com as estrias não forem tomados, as pessoas podem desenvolver baixa autoestima e outros problemas relacionados com a imagem corporal, ficando vulneráveis em situações sociais que expõem o problema.

Gostou do conteúdo e quer se aprofundar no assunto? Então, complemente a leitura e confira 5 mitos sobre as estrias revelados para você!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.