Como evitar e prevenir a hipertensão? Descubra aqui!

A hipertensão é um problema de saúde que afeta muitas pessoas no mundo. Trata-se de uma doença crônica que não apresenta cura, mas pode ser controlada. Em geral, uma pessoa com pressão superior ou igual a 140/90mmHg é diagnosticada com a doença. Mas como evitar e prevenir a hipertensão?

A patologia é silenciosa e muito perigosa, já que na maior parte das vezes a pessoa apresenta sintomas como vômitos, náuseas, tonteira e dor de cabeça quando a pressão já se encontra elevada e a doença avançada. Para isso, adotar hábitos saudáveis no dia a dia é a melhor maneira para a prevenção do problema. Neste post, vamos apresentar algumas dicas. Confira!

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

Pratique exercícios físicos

Para evitar a hipertensão, é muito importante praticar exercícios físicos diariamente. Assim, uma boa opção é começar pela caminhada e, aos poucos, iniciar uma corrida. Atividades físicas regulares podem contribuir para a melhora de todo o sistema pulmonar e circulatório.

No entanto, é preciso ter atenção aos exageros. Antes de iniciar qualquer treino, busque ajuda de um especialista e realize uma avaliação geral.

Tome cuidado com o sal

O consumo excessivo de sódio pode levar à retenção de líquidos, causando a hipertensão. Portanto, é importante reduzir o sal no momento de temperar a comida e diminuir a ingestão de enlatados e alimentos em conserva.

Uma boa opção é substituir o sal comum pelo diet, que pode ser bastante útil na dieta, já que parte do cloreto de sódio é substituído por cloreto de potássio, ajudando no tratamento da pressão alta. Além disso, troque o sal por ervas aromáticas como tomilho, louro, sálvia, manjericão, orégano, alecrim, coentro, cebolinha e salsa, já que perfumam e temperam as refeições.

Evite o tabagismo

O tabaco e as outras substâncias tóxicas do cigarro podem elevar a pressão arterial imediatamente, além de causar o comprometimento da saúde a longo prazo. Isso acontece porque a nicotina provoca um aumento da pressão, o que não significa que fumar cigarro com baixo teor de nicotina diminua o risco de doenças cardíacas.

Faça check-ups regularmente

Realizar avaliações regulares auxiliam na identificação do problema no começo, o que facilita o tratamento, além de adequar o uso de medicamentos de maneira mais eficaz. Assim, vá ao médico no mínimo uma vez por ano e faça a medição da pressão arterial. Quem já apresenta a doença precisa medi-la todos os meses e ir ao médico a cada 6 meses para verificar a necessidade de medicação.

Tente dormir bem

Dormir é essencial para recuperar o organismo e precisa ser prioridade de quem é hipertenso. Distúrbio do sono e falta de descanso podem aumentar as chances de hipertensão e insuficiência cardíaca. Para dormir bem, mantenha o quarto escuro, evite usar aparelhos eletrônicos e mantenha o cômodo silencioso.

Se você não conhecia as dicas de como evitar e prevenir a hipertensão, saiba que é preciso mudar alguns hábitos de vida. Por isso, evite consumir muito sal, faça exercícios físicos e pare de fumar. Esses costumes podem aumentar o bem-estar e prevenir diversas outras doenças.

Gostou deste post e quer ficar por dentro das nossas publicações? Então, nos siga nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram e YouTube!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.