Como evitar pontas duplas: 4 dicas para manter seus cabelos saudáveis

Mais do que prejudicar a aparência dos cabelos, as pontas duplas são um sinal de que a saúde dos fios não vai bem.

Apesar de ser um quadro comum, ele se intensifica com o ressecamento dos cabelos e a prática de alguns hábitos que danificam a madeixa, como o uso de secador e chapinhas. Assim, é importante saber como evitar pontas duplas.

O problema surge quando a camada mais externa do fio (cutícula) sofre danos e se desprende das outras. Os cabelos saudáveis apresentam três camadas seladas por proteínas, mas alguns fatores externos podem agredir as madeixas, deixando a parte interna exposta e provocando a ponta dupla.

Se você deseja conhecer 4 dicas de como manter o cabelo saudável, não perca o nosso post. Boa leitura!

1. Evite banhos muito quentes

Uma das causas mais comuns do aparecimento das pontas duplas é a falta de hidratação e o ressecamento. Portanto, o recomendado é evitar tomar banho com a água muito quente. Isso porque a temperatura alta provoca o ressecamento da madeixa e do couro cabeludo. Assim, o ideal é sempre lavar os cabelos com água fria ou morna.

2. Apare as pontas com frequência

Um bom modo de evitar o aparecimento das pontas duplas é aparar os fios com frequência. Ao cortar a extremidade, que é a região fragilizada e antiga do cabelo, é possível se livrar das partes mais desgastadas, mantendo a ponta sempre saudável.

Logo, uma boa dica é cortar somente um pouquinho a cada três meses, o que evita que o comprimento seja afetado. Isso faz com que a madeixa cresça saudável, forte e livre de pontas duplas. Além disso, também é possível apostar no corte bordado, que tira somente a parte seca das pontas.

3. Faça procedimentos de reconstrução capilar

Se você costuma fazer química no cabelo, como escova progressiva ou tinturas, invista em um tratamento que recupera a massa capilar para evitar o aparecimento da ponta dupla.

Atualmente, existem vários procedimentos diferentes, mas a reconstrução e a cauterização são bastante indicadas nesse caso. Essas técnicas realizam uma hidratação muito mais profunda daquela que fazemos em casa e, além disso, devolvem aos fios as proteínas e a umidade perdidas.

4. Crie uma rotina de cuidados com os cabelos

Quando os fios estão hidratados e nutridos, as pontas duplas tendem a não aparecerem. Assim, uma boa dica é iniciar uma rotina de cuidados, como um cronograma capilar. O procedimento tem como característica uma agenda de tratamento que intercala nutrição, hidratação e reconstrução, de acordo com a necessidade do cabelo.

Outra opção é usar óleos reparadores no dia a dia, já que eles têm o poder de prevenir o surgimento de pontas duplas e o ressecamento do fio, além de protegerem e hidratarem as madeixas.

Agora que você já sabe como evitar pontas duplas, lembre-se de seguir as nossas dicas para manter as madeixas mais saudáveis e bonitas. Além disso, invista em bons produtos para os cabelos, como aqueles que hidratam e fortalecem os fios.

Gostou deste post e quer complementar a sua leitura? Então, conheça 4 dicas para manter os cabelos incríveis!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.