Saiba como iniciar uma rotina saudável e se livrar de certos hábitos

Os hábitos ruins, aqueles que passam despercebidos no dia a dia, como dormir pouco, comer mal e não praticar atividades físicas, são os grandes responsáveis pela má qualidade de vida. Assim, fazer uma pausa e analisar o que prejudica o seu bem-estar é muito importante. Mas, afinal, como iniciar uma rotina saudável?

Levar um estilo de vida equilibrado diante de uma rotina corrida parece ser difícil em um primeiro momento, mas é preciso repensar as decisões. Adotar hábitos saudáveis é fundamental, já que influencia a qualidade de vida, o bem-estar e a diminuição de doenças.

Neste post, mostraremos algumas dicas de como iniciar uma rotina de vida mais saudável. Confira!

Pratique exercícios físicos

As atividades físicas proporcionam diversos benefícios para a nossa saúde: combatem o estresse, evitam o ganho de peso, contribuem para a postura, aumentam a imunidade, diminuem o risco de infarto e diabetes, controlam a pressão arterial e melhoram o condicionamento.

Para obter todas as vantagens, é importante escolher um exercício com o qual você se identifica. Algumas opções incluem crossfit, musculação, pilates, yoga, natação, corrida, dança, caminhada etc. Assim, pratique cerca de 30 minutos por dia, 3 vezes na semana.

Acorde cedo

Após uma boa noite de sono, tente acordar cedo! O costume de levantar nas primeiras horas da manhã auxilia na construção de uma rotina produtiva. Se você não é uma pessoa matutina, mas deseja mudar isso, pode iniciar pelo básico: acorde cerca de 2 horas mais cedo que o comum, tome café da manhã, faça exercício físico, durma um pouco mais cedo e deixe os aparelhos eletrônicos de lado à noite.

Para alcançar essa meta, é essencial ser disciplinado e seguir a rotina por algumas semanas. Com o passar dos dias, o seu relógio biológico começará a entender as mudanças e se adaptará.

Mantenha uma alimentação equilibrada

Ter cuidado com a alimentação é fundamental para quem deseja ter mais qualidade de vida. Isso porque a ingestão recorrente de alimentos ricos em sódio, açúcar e gordura pode causar várias doenças, como obesidade, diabetes e hipertensão.

Logo, é necessário evitar os ultraprocessados e industrializados, dando preferência aos alimentos in natura, como grãos integrais, verduras, frutas e legumes. Lembre-se de que mudar a alimentação é importante para evitar doenças.

Beba muita água

Sabia que mais da metade do nosso organismo é formado por água? Logo, a hidratação é muito importante para o bom funcionamento do corpo. Esse líquido ajuda a aumentar a imunidade, prevenir doenças, aliviar o cansaço e melhorar o funcionamento dos rins, além de desintoxicar o corpo.

Assim, o ideal é ingerir cerca de 2 litros de água por dia. Contudo, lembre-se de que essa fração deve ser dividida ao longo das horas, para que o corpo aproveite o líquido pouco a pouco.

Agora que você já sabe como iniciar uma rotina saudável, lembre-se de seguir as dicas acima para ter mais disposição, bem-estar e saúde. Para isso, planeje a sua rotina e comece aos poucos, tentando acordar um pouco mais cedo todos os dias, mudando os hábitos alimentares e incluindo a prática de atividades físicas durante a semana.

Gostou do conteúdo e quer ficar por dentro das publicações? Então, curta a nossa página do Facebook!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.