5 dicas de como manter a saúde mental na quarentena

O ”novo normal”, fruto das restrições impostas pela pandemia do novo Coronavírus, bagunçou a vida de todos nós. Apesar de cada pessoa lidar de uma forma diferente com as medidas de isolamento social e prevenção à Covid-19, existe uma necessidade geral: saber como manter a saúde mental na quarentena.

Ansiedade, medo, tristeza e incerteza são problemas comuns nesse período, e passar por eles não significa que você vive uma situação irreversível. A realidade apresenta cenários desconfortáveis, o que torna ainda mais evidente a importância de se autoconhecer para minimizar os chamados “gatilhos”.

Listamos 5 dicas para preservar a saúde mental diante do contexto da pandemia. Acompanhe!

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1. Siga uma rotina

A rotina ajuda a dar um propósito ao dia a dia, e deve ser elaborada de acordo com suas obrigações, sem deixar de lado os gostos pessoais. O primeiro passo é a definição de um horário fixo para levantar da cama, e o segundo pode envolver um café da manhã de boa qualidade para começar bem o dia.

Se você está trabalhando em home office, evite o pijama ou aquelas roupas velhas que só usamos em casa. Todas as atividades exigem a criação de um ambiente prazeroso para você extrair a maior produtividade possível.

A rotina alimentar também precisa receber atenção, pois tem grande impacto na disposição e na capacidade de manter a disciplina ao longo do dia.

2. Faça exercícios físicos

Trata-se de um ponto fundamental para o bem-estar. Em qualquer abordagem com dicas de como manter a saúde mental, os exercícios físicos aparecem. A realização de atividades libera hormônios diretamente ligados ao bom humor, à concentração e à autoconfiança.

Em várias cidades as academias ainda estão fechadas, e mesmo que abertas, você tem toda a razão em preferir evitar essa exposição. Há diversos exercícios, no entanto, que podem ser feitos em casa. Basta entrar em contato com profissionais especializados ou mesmo pesquisar na Internet sobre a execução correta de movimentos.

3. Tome cuidado com o excesso de informações

Para tudo na vida, o equilíbrio é a chave. No que diz respeito aos noticiários, por exemplo, é importante evitar os extremos, ou seja, a negligência ao querer fugir de qualquer informação e o desespero de buscá-las a toda hora.

O momento é de muitos fatos negativos e tristes, o que pode afetar o seu dia e até o seu sono. Vale a pena, então, incluir um horário específico na rotina para conferir informações, de preferência depois do almoço ou durante a tarde. Quando estiver por dentro do que acontece no mundo, foque em outras coisas.

4. Converse com pessoas queridas

O distanciamento social nos priva de viver momentos certamente especiais, mas a tecnologia permite o contato com as pessoas queridas, mesmo que de forma virtual. Se hoje parece péssimo, tente imaginar a mesma situação há algumas décadas, por exemplo.

Não havia redes sociais e nenhuma ferramenta capaz de promover a conexão interpessoal de modo remoto. Aproveite esse privilégio dos tempos modernos, então, para amenizar a saudade: ligue para os pais, para os avós, para os primos, para os amigos… As chamadas de vídeo estão aí para tornar esses momentos mais divertidos!

5. Respeite-se

Um dia cheio de disposição pode ser seguido por outro repleto de sentimentos ruins. Essa montanha-russa de emoções diante da quarentena e da pandemia é normal, de certa forma.

É muito importante se conhecer, o que ajuda a fugir de situações que levam a angústias. O respeito a si próprio significa uma grande demonstração de maturidade, pois representa a capacidade de entender que nem sempre as coisas vão estar bem.

Saber como manter a saúde mental é vital sob diversos pontos de vista, afinal, o bem-estar psicológico reflete em todas as áreas da vida, e cada uma delas está interligada. Considere as dicas deste texto e observe o impacto das ações que listamos aqui no seu dia a dia!

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