Como quebrar o jejum? Saiba quais são os alimentos recomenados
Entender como quebrar o jejum é muito importante. Esteja você praticando jejum intermitente ou não, a escolha de ingestão dos primeiros alimentos no dia é essencial para sua saúde e bem-estar.
Aqueles que se preocupam com o peso ou estão procurando um corpo mais saudável devem, quase que obrigatoriamente, optar por um estilo de vida saudável e que realmente corresponda aos seus objetivos. Vale ressaltar que um jejum bem quebrado garante energia, disposição e principalmente um ambiente favorável para a queima de gordura ao longo do dia.
Para que você entenda mais sobre o tema, criamos esta postagem que falará quais são as melhores alternativas alimentares para essa fase do dia. Gostou da ideia? Continue sua leitura até o final!
Proteínas magras e de fácil digestão
A proteína é um macronutriente essencial. Ela garante a preservação da massa muscular, ajuda a acelerar o metabolismo e ainda por cima traz a saciedade que é fundamental em uma dieta de restrição calórica.
Para quem ficou longas horas sem comer, ainda existe o benefício do controle da insulina na corrente sanguínea, que é um dos fatores primordiais para a queima de gordura de maneira contínua.
Portanto, incluir proteínas magras e de fácil digestão no seu desjejum é fundamental. Para aqueles que fizeram o jejum intermitente, é possível optar por frango ou peixe. Para aqueles que simplesmente acordaram, é interessante optar por ovos para conseguir os mesmos benefícios.
Vegetais e legumes
Os vegetais e legumes são, em grande parte, as nossas principais fontes ricas em micronutrientes. Esses micronutrientes englobam vitaminas e minerais que são essenciais para o funcionamento do organismo e, além disso, ambos os grupos apresentam outras substâncias que são comprovadamente benéficas para a saúde física e mental. Portanto, adicionar mais desses dois grupos é primordial para alcançar bons resultados na dieta.
Para quem está fazendo o desjejum pela manhã, pode ser interessante adicionar brócolis ou espinafre em um omelete, por exemplo. Isso garantirá a proteína e todos os demais nutrientes para garantir um café matinal livre de carboidratos.
Para aqueles que praticaram jejum intermitente, a alternativa é mais ampla e é possível adicionar no prato couve-flor, abobrinha, pimentão, cebola (roxa ou branca) e todos os demais itens que forem aprazíveis para refeição.
Deve-se ressaltar que os vegetais e legumes apresentam valor calórico muito baixo e, ainda por cima, também auxiliam na aceleração do metabolismo. Não há limites para a ingestão desses grupos que, além de todas essas vantagens, também ajudam a manter a saciedade ao longo do dia.
Carboidratos integrais
Por fim, é sempre interessante adicionar os carboidratos nas refeições para ajudar a manter a energia e o bem-estar ao longo do dia. Para aqueles que estão optando pela dieta low carb, essa orientação permanece, desde que a quantidade respeite o que foi orientado pelo nutricionista.
A principal preocupação fica por conta do índice glicêmico desse nutriente, as escolhas devem sempre optar pela liberação de glicose mais lenta na corrente sanguínea, o que ajuda a manter os níveis de insulina e todo o ambiente fisiológico propício para queima de gordura.
Quanto as alternativas, elas são inúmeras. Opte sempre pelos pães ou massas ricos em cereais e com itens 100% integrais. Outras alternativas envolvem o inhame e a batata-doce, que podem ser preparadas para serem encaixadas em qualquer hora do dia.
Com essas dicas de alimentos, esperamos que você finalmente tenha entendido como quebra o jejum de maneira saudável. Na dúvida, consulte seu nutricionista e não inicie nenhum protocolo de alimentação restritivo sem antes passar por uma análise desse profissional. Respeitando essas orientações, é certo que seus resultados acontecerão no menor espaço de tempo possível.
Quer continuar a acompanhar conteúdos como este? Assine nossa Newsletter!
Uma dica para você alcançar a sua melhor versão: