Compulsão por doces: como diminuir o seu desejo por eles?

Você é daquelas pessoas que assim que acaba de almoçar já quer uma sobremesa? O meio da tarde pede um cafezinho com bolo? Desvia da sua rota para passar naquela loja de chocolates no caminho para o trabalho? Tudo isso é muito gostoso, mas pode ser um problema para a sua saúde, especialmente quando vira uma rotina.

Esse ingrediente tão comum é um perigo para o nosso corpo e nossa mente, por isso, hoje vamos falar sobre os malefícios do açúcar e ensinar alguns truques para quem quer parar de comer doce. Acompanhe!

Quais são os perigos de comer doce em excesso?

Se você está tentando emagrecer, certamente já percebeu o quanto isso fica difícil com o consumo excessivo de doces, não é mesmo? Mas além de refletir na balança, o açúcar causa muitos males à saúde. Confira alguns deles:

  • sobrecarga do fígado;
  • maior resistência à insulina, o que aumenta a chance de desenvolver Diabetes;
  • cáries;
  • piora nos quadros de ansiedade e depressão;
  • desarranjo da flora intestinal;
  • aumento do mau colesterol.

Fora isso, o açúcar é extremamente viciante, pois aumenta os níveis de dopamina no cérebro — o hormônio da recompensa — de uma maneira que não é possível obter em alimentos in natura. Isso gera uma compulsão que só piora com a ingestão cada vez maior de alimentos doces.

Pessoas viciadas em açúcar têm até os mesmos sintomas de abstinência de quem é viciado em drogas, como insônia, dor de cabeça, falta de ânimo, alterações no ciclo de sono, entre outros.

Mas todo o desconforto vale a pena: passado o período de adaptação, quem reduz o açúcar tem mais disposição para se levantar, melhora o foco, estabiliza sua pressão arterial e consegue emagrecer muito mais facilmente.

Como parar de comer doce?

Agora que já viu como a mania de comer doces pode fazer mal, quer acabar com essa compulsão? Confira então as dicas que separamos para você se livrar de vez desse vício.

Durma melhor

Você sabia que o sono influencia no seu apetite durante o dia? Quando dormimos mal, o nosso corpo tende a compensar a baixa de energia com alimentos calóricos e cheios de açúcar. E aí aquela vontade de comer um chocolatinho acaba virando a de comer uma barra inteira, de uma vez só.

Portanto, tente dormir, pelo menos, seis horas por dia e reduza o uso de celular ao anoitecer, para ter mais qualidade de sono e evitar ficar acordado depois do horário certo.

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Troque o doce por castanhas ou banana

Muitas vezes pode ser difícil largar um vício, afinal, todo o nosso corpo e o nosso cérebro estão jogando contra a gente nessa tarefa. Por isso, pode ser interessante “enganar” o organismo com outras opções mais saudáveis, que deem um prazer quase igual ao do açúcar.

Uma delas é a banana, que contém o triptofano, substância fundamental na produção da serotonina. Esse hormônio ajuda no controle da ansiedade e do apetite, deixando seu cérebro “feliz” e diminuindo a vontade por doces.

Outros alimentos que geram essa satisfação são as castanhas, que, além do triptofano, têm também o picolinato de cromo, substância que processa a glicose e regula o açúcar no sangue, desintoxicando seu organismo de seus efeitos.

Use remédios que inibem a vontade de comer açúcar

Lembra do picolinato de cromo que falamos no tópico anterior? É possível conseguir essa importante substância também em medicamento! As cápsulas ajudam a diminuir a vontade de comer doce da mesma forma que as castanhas, mas em uma quantidade mais precisa.

Outro remédio que também cumpre essa função é o 5 HTP, que aumenta os níveis de serotonina no cérebro e diminui, dessa maneira, a vontade de comer açúcar e gordura.

Quer mais uma opção? Há a Gymnema Sylvestre, uma planta que bloqueia o sabor de glicose na boca, desestimulando a vontade de comer doces e melhorando a vida tanto de quem faz dietas quanto de quem tem Diabetes. Sempre lembrando que é interessante consultar um nutricionista para descobrir as dosagens certas para você.

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Onde encontrar?

Você encontrar produtos para combater a vontade de comer doces aqui.

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