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Confira 5 vitaminas essenciais para um corpo saudável

As vitaminas essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo são obtidas, em geral, por meio da alimentação, pois o organismo humano não consegue produzi-las. Elas ajudam a evitar o surgimento de algumas alterações fisiológicas, como insônia, anemia, dor de cabeça, entre outras.

As vitaminas podem ser divididas em dois grandes grupos — as lipossolúveis e as hidrossolúveis. As primeiras necessitam da gordura para serem absorvidas e, por isso, podem ser acumuladas no organismo, atingindo níveis tóxicos quando consumidas em excesso.

O segundo grupo abrange as substâncias solúveis em água e excretáveis pela urina, o que torna raro os casos de hipervitaminose. Dessa forma, sua reposição precisa acontecer quase diariamente.

Confira, a seguir, 5 vitaminas essenciais para manter o organismo sempre saudável!

1. Vitamina A

Muito importante para a visão, para o desenvolvimento, crescimento e manutenção da pele e para o sistema imunológico. A vitamina A ajuda a prevenir as lesões no corpo, a cegueira noturna e a propensão à bronquite.

Ela é facilmente encontrada em alimentos de origem animal, rúcula, cenoura, acelga, espinafre, manga e abóbora.

2. Vitamina C

A vitamina C tem função antioxidante, cicatrizante e eleva a absorção de ferro. Também está diretamente ligada à construção de colágeno. Atua na defesa contra radicais livres e promove a resistência do organismo contra infecções.

Pode ser encontrada em laranja, acerola, limão, morango, tomate, brócolis e maracujá.

3. Vitamina D

Auxilia na absorção de cálcio e fósforo, ajudando no crescimento e na resistência dos dentes, ossos, nervos e músculos. A falta da vitamina D pode causar raquitismo e osteoporose.

Apenas a vitamina D pode ser sintetizada pelo organismo, com o auxílio dos raios solares. Além disso, ela pode ser encontrada em alimentos como: salmão, ovo, sardinha, fígado bovino, leite e margarina.

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4. Vitaminas do complexo B

Existem 8 vitaminas do complexo B. As principais são:

B1

Importante para o bom funcionamento do sistema nervoso e circulatório. É encontrada em berinjelas, alfaces, cogumelos, nozes, atum e espinafre.

B6

Diminui o risco de doenças cardíacas e ajuda na manutenção dos sistemas imunológico e nervoso central. Soja, amendoim, banana, tomate, peixes, abacate e feijão são boas fontes de vitamina B6.

B12

Age sobre as células nervosas, os glóbulos vermelhos, no equilíbrio hormonal e na qualidade da pele. Pode ser obtida com a ingestão de alimentos de origem animal, como carnes vermelhas, ovos, leite e derivados.

5. Vitamina K

Importante para a boa coagulação sanguínea, a vitamina K previne sangramentos e hemorragias. Além disso, ela age como fixador de cálcio nos ossos, fortalecendo a estrutura óssea, e é excelente para a saúde musculoesquelética.

Vegetais folhosos verde-escuros, fígado, ervilha, cenoura e feijão são boas fontes de vitamina K para o organismo.

Essas são algumas das vitaminas essenciais que nos dão energia e são importantes para provocar vários processos metabólicos no nosso organismo. Manter uma alimentação equilibrada é fundamental para ter todas as vitaminas e nutrientes necessários para uma boa saúde e para preservar o vigor físico durante a realização das atividades do dia a dia.

Onde encontrar?

Você encontra todas as vitaminas da matéria clicando aqui.

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