Confira já os 5 principais benefícios do colágeno!

Você conhece os benefícios do colágeno? Ele é considerado a principal proteína produzida em nosso organismo, essencial para indivíduos de todas as idades. Nesse contexto, os praticantes de esportes podem se beneficiar ainda mais do nutriente, pois uma de suas características é o auxílio na recuperação dos músculos.

A proteína é responsável pela sustentação da pele, cabelos, cartilagens e tendões. A má notícia é que, com o envelhecimento natural, inicia-se a redução do colágeno no organismo e esse efeito inicia-se por volta dos 30 anos de idade.

Criamos este artigo para que você possa conhecer um pouco mais sobre o colágeno e seus benefícios.  Acompanhe!

1. Ajuda no emagrecimento

Um dos benefícios do colágeno é o auxílio no processo de emagrecimento. Quando consumido na forma de pó e diluído em alimentos líquidos, o colágeno provoca a sensação de saciedade. Portanto, você se sente alimentado e consome menos calorias nas refeições.

O colágeno não contém calorias. Além disso, não promove a retenção de líquidos, então, você não tem a sensação de que está inchado. Por isso, é um grande aliado para quem faz dietas com baixas calorias.

2. Deixa a pele mais firme

Uma propriedade fundamental do colágeno é manter as células da pele unidas, ou seja, quanto está em níveis ideais é possível perceber a pele firme.

Quando uma pessoa observa que a pele está ficando mais flácida ou visualiza o aparecimento de rugas, é sinal de que o colágeno já está no processo de diminuição da produção.

3. Fortalece os ossos

O colágeno atua na estrutura dos ossos, prevenindo a osteoporose, e evitando inflamações (como as osteoartrites) nas articulações. Atletas que fazem suplementação de colágeno relatam menos lesões nos joelhos, quadris e ombros.

4 Previne o aparecimento de celulite e estrias

As celulites são lesões que afetam a camada subcutânea da pele provocado pelo acúmulo de gordura e ocorrência de toxinas. Podem ocorrer em homens, mas em um grau bem menor devido à diferenças hormonais e fibras da pele.

Essas lesões ocorrem por diversos fatores, entre eles: má alimentação (rica em doces e gorduras), descontrole hormonal, sedentarismo, tabagismo, uso de anticoncepcionais, etc.

As formas de tratamento variam de acordo com a classificação e devem ser feitas apenas por especialistas. E ai? Onde é que entra o colágeno? Como as lesões são na pele, para que haja um tratamento eficaz, a ingestão dessa proteína se torna um aliado para a recuperação dos tecidos epiteliais.

As estrias também são lesões na pele e podem se desenvolver tanto em homens quanto em mulheres, porém, o gênero masculino apresenta menores ocorrências. Fatores como: aumento dos músculos em um período curto, obesidade, gravidez, etc, contribuem com o aparecimento das estrias.

Enfim, situações que provoquem o “estica e puxa” da pele de forma rápida e abrupta causam o surgimento de estrias. Assim como na celulite, o consumo de colágeno vai auxiliar nos processos de tratamento recomendados pelo médico.

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

5. Fortalece unhas e cabelo

Você sabia que tanto as unhas como os cabelos são formados pela mesma proteína? Isso mesmo! O nome dela é: queratina.

Quando alguma coisa não anda bem com as unhas estas se mostram quebradiças, com pouco crescimento e ressecadas. Já os cabelos se tornam mais finos e começam cair.

Como a base de ambos os tecidos é formada por proteína, nada melhor do que tratá-los com esse mesmo nutriente, não é verdade? Para isso, é necessário uma carga extra de colágeno com o propósito de retornar os níveis adequados de queratina.

Que não é possível escapar da queda de colágeno em nosso organismo nós já entendemos. Porém, para obter os benefícios do colágeno de forma eficiente é necessário fazer sua ingestão em forma de suplementos.

O colágeno consumido por meio de alimentos é absorvido de forma lenta e insuficiente. Se você está com pouco tempo pode adquirir o colágeno em farmácias on-line, com isso, evita transtornos com deslocamentos.

Quer ficar por dentro de mais produtos benéficos para a sua saúde? Então, aproveite para conhecer 4 vitaminas que ajudam no equilíbrio  mental e corporal!

Onde encontrar?

Encontre este produto aqui.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.