Conheça 5 alimentos que parecem saudáveis, mas não são
Com a correria do dia a dia, é muito comum confundirmos alimentos saudáveis e não saudáveis. Isso acontece porque a indústria oferece muitas opções práticas com a promessa de serem benéficos para a saúde — o que nem sempre reflete a realidade.
Optar por um estilo de vida mais saudável é fundamental para ter mais disposição, bem-estar e saúde. Para isso, é fundamental escolher os alimentos certos e manter uma rotina de atividades físicas.
Pensando nisso, preparamos este artigo para você conhecer os 5 alimentos que só parecem saudáveis, mas não são — e que devem ser evitados na dieta. Boa leitura!
1. Embutidos
Entre os embutidos, o peito de peru é a versão com menos calorias e gorduras. No entanto, ele ainda está longe de ser saudável. O alimento apresenta alta quantidade de corantes, conservantes e outras substâncias que não são boas para o organismo.
Além disso, os embutidos têm muito sódio em sua composição, o que é perigo para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Eles também podem apresentar produtos químicos, como nitratos e nitritos, relacionados ao aumento do risco de câncer.
2. Suco de caixinha
Os sucos de caixinha são alimentos ultraprocessados: basta ler a lista de ingredientes e observar os nomes que não conhecemos. Em geral, eles causam os mesmos efeitos prejudiciais no organismo que o refrigerante.
Essas bebidas têm altas quantidades de calorias, açúcares, corantes, aromatizantes e conservantes. Além disso, elas contêm pouca quantidade de fruta, que pode ser menos da metade do seu volume.
3. Barra de cereal
As barras de cereal são práticas e fáceis de armazenar. Embora contenham fibras, muitas são ricas em carboidratos refinados, como açúcar, sacarose e xarope de glicose. Elas também apresentam cereais refinados, como flocos de milho e de arroz.
Esses ingredientes são prejudiciais ao organismo e têm teor nutricional abaixo do esperado. Em geral, elas são opções de lanche que dão saciedade e energia, mas não são saudáveis e devem ser evitadas.
4. Sopa instantânea
Sopas instantâneas são práticas e muito usadas como estratégia de emagrecimento. No entanto, o consumo frequente desse alimento pode trazer malefícios a longo prazo.
O produto é pouco nutritivo e rico em gorduras, sódio e substâncias químicas, como acidulantes e o estabilizante glutamato monossódico. Esses elementos podem levar ao desenvolvimento de colesterol alto, cálculo renal e aumento da pressão arterial.
5. Cereal matinal
Os cereais matinais são boas fontes de energia, mas seus benefícios acabam aí. Em geral, eles são feitos de milho e cobertos com açúcar, fornecendo grandes quantidades de carboidratos por porção.
É possível encontrar versões sem açúcar, que podem ser consumidos com frutas para ficarem mais doces. Ainda assim, esses alimentos são pouco nutritivos e altamente calóricos, contribuindo para o aumento de peso.
Consumir alimentos saudáveis e não saudáveis de forma equivocada pode provocar a falta de nutrientes importantes para o nosso organismo. Nesses casos, a suplementação pode ser um meio importante para equilibrar o nível nutricional e repor as substâncias que deixamos de ingerir no dia a dia.
Gostou do conteúdo? Então não deixe de curtir a nossa página no Facebook! Com ela, você receberá muitas outras informações relevantes diretamente em seu feed. Até lá!