depressão e ansiedade

Conheça 5 dicas para ajudar no combate à depressão e ansiedade

Você já reparou no quanto os problemas de saúde mental estão cada vez mais presentes na rotina de todos nós? Segundo a OMS, o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas depressivas da América Latina. O que esses números indicam? Que é preciso buscar alternativas de combate à depressão e ansiedade.

Dessa forma, que tal conhecer quais hábitos podem ajudar no cuidado da saúde emocional? É só continuar a leitura!

Depressão é uma doença

E como toda doença, precisa de tratamento. Embora existam pessoas que defendam a ideia de que é apenas uma tristeza, o quadro vai muito além. É uma patologia que afeta os mediadores bioquímicos que estão envolvidos na condução de estímulos por meio dos neurônios.

Existe, entre um neurônio e outro, um espaço chamado sinapse, que é essencial para a troca de substâncias químicas, correntes elétricas e íons. Essas substâncias são os neurotransmissores. Quando alguém tem depressão, os neurotransmissores responsáveis pelo funcionamento do cérebro ficam comprometidos.

Assim como a diabetes e a hipertensão, a depressão é uma doença crônica, isto é, os indivíduos acometidos por ela jamais devem deixar o cuidado de lado. Embora pareça assustador, é possível realizar o tratamento de forma tranquila, basta seguir as orientações de um especialista — que geralmente envolvem o uso de medicamentos e mudanças no estilo de vida.

Hábitos saudáveis podem ajudar no combate à depressão e ansiedade

Como vimos, a mudança no estilo de vida faz parte do tratamento da doença. Por isso, que tal descobrir quais atitudes podem ajudar nesse combate?

1. Pratique exercício físico

Você sabia que a atividade física é considerada um antidepressivo natural? Isso porque ela faz com que seja liberada a endorfina, substância química capaz de aumentar o bem-estar e reduzir o estresse.

Assim, cultive o hábito na sua rotina. Algumas caminhadas durante a semana são suficientes para desfrutar dos efeitos positivos.

2. Tenha uma alimentação saudável

Obviamente, não existe um cardápio para curar a depressão e a ansiedade. No entanto, alguns alimentos possuem nutrientes que podem ajudar a aliviar os sintomas da condição — é o caso de opções ricas em ácido fólico, como o espinafre e o abacate.

Além desses alimentos, inclua também no seu cardápio algumas opções ricas em ômega 3, como nozes, salmão e atum. Ao seguir uma dieta balanceada, o organismo recebe todos os nutrientes fundamentais para funcionar corretamente.

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

3. Durma bem

Infelizmente, esse é um fator complicado na vida de quem enfrenta a depressão, pois a doença costuma dificultar o sono. Se é o seu caso, tente criar uma rotina noturna, estipulando horário para deitar e levantar. Além disso, retire equipamentos eletrônicos do quarto.

O sono ajuda a regular o humor, reduzir o estresse e rejuvenescer o corpo. Assim, durma cerca de 8 horas por noite para se sentir melhor ao levantar.

4. Evite o álcool

Embora sejam uma forma de encontrar alívio imediato para os sintomas, as bebidas oferecem um efeito de curto prazo. Desse modo, acabam piorando o quadro. Para além disso, também reduzem a eficácia dos antidepressivos.

5. Entre em contato com a natureza

Uma caminhada pelo parque, por exemplo, pode melhorar muito a saúde mental. É também uma excelente forma de respirar ar puro e ficar exposto à luz solar — que contribui para aumentar a vitamina D no organismo.

Aliás, você sabia que baixos níveis dessa vitamina são considerados fator de risco para o desenvolvimento de depressão? Sendo assim, reserve um pouco do seu dia para ficar ao ar livre.

Já faz algum tempo que saúde é entendida como um equilíbrio entre o físico, o mental e o social. Ou seja, é muito mais que a ausência de uma doença. Assim, tão importante quanto cuidar do físico é cuidar da saúde mental e de todos os outros hábitos que fazem parte da nossa vida. Nesse sentido, dicas para ajudar no combate à depressão são sempre bem-vindas, seja para a aplicação na própria vida ou para indicar para algum amigo.

Gostou das dicas? Então compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a conhecerem formas de combater essa doença tão incapacitante!

Onde encontrar?

Você também pode encontrar produtos que auxiliam no combate a depressão neste link.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.