Conheça a história do Outubro Rosa e a sua importância atualmente

Mais um Outubro Rosa chegou! Você conhece a sua história? O movimento começou nos Estados Unidos, onde havia várias ações isoladas de conscientização sobre a necessidade de fazer a mamografia e prevenir o câncer de mama. Após a aprovação do Congresso Americano, o mês de outubro tornou-se oficialmente o mês de prevenção ao câncer de mama no país.

A iniciativa ganhou o mundo com o passar do tempo e, hoje, é reconhecida internacionalmente como sinônimo de luta contra o câncer de mama. O tema é difundido pela população, empresas e entidades e a campanha tem como objetivo alertar as pessoas sobre a importância de realizar um diagnóstico precoce e sensibilizar sobre a grande quantidade de mortes ocasionadas pela doença.

Continue a leitura do artigo e saiba mais sobre a história do Outubro Rosa!

A história do Outubro Rosa

Tudo iniciou na última década do século XX. Era 1990 quando acontecia a primeira Corrida pela Cura em Nova Iorque. Na ocasião, a Fundação Susan G. Komen criou o laço rosa e distribuiu para os participantes.

Em 1997, outras cidades americanas começaram a realizar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, em especial, sobre a necessidade de realização de exames para um diagnóstico precoce, o que aumenta as chances de cura das pacientes.

Com o passar do tempo, os laços rosas se popularizaram e começaram a ser usados para enfeitar locais públicos e eventos que lutavam pela causa. Personalidades famosas aderiram à causa, e o laço rosa ganhou espaço em corridas e desfiles de moda.

No Brasil, a primeira iniciativa vista de apoio ao movimento foi em 2 de outubro de 2012, em São Paulo. Um grupo de mulheres simpatizantes com a causa iluminaram de rosa o monumento Obelisco do Ibirapuera.

Em 2008, outras cidades brasileiras aderiram à luta contra o câncer de mama, e mais monumentos foram iluminados, inclusive o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Até hoje, muitos prédios públicos são iluminados de rosa durante o mês e reforçam a história do Outubro Rosa.

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

O objetivo da campanha

O câncer de mama é o tipo mais comum da doença entre as mulheres de todo o mundo. Normalmente, a doença é detectada pela própria mulher durante o autoexame de toque da mama ou em exames de rotina.

Mas, em muitos casos o nódulo não pode ser sentido, sendo necessário realizar exames de imagem. A mamografia é o principal exame para o diagnóstico e é indicado para mulheres com idade entre 40 e 69 anos.

A detecção prévia possibilita índices de cura que giram em torno dos 95%. Por esse motivo é tão importante realizar exames para descobrir a doença precocemente. Apesar de o câncer de mama não ter causa específica, manter uma alimentação balanceada e hábitos de vida saudáveis são indicados como formas de prevenção.

O movimento ganhou proporções tão grandes que inspirou outras campanhas, como o Novembro Azul. As ações que ocorrem em novembro são mundiais e visam a conscientização a respeito de doenças masculinas, especialmente a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, que é o 2º tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros. Assim como o Outubro Rosa, o novembro azul também está escrevendo a sua história.

Se você gostou deste texto sobre a história do Outubro Rosa, assine a nossa newsletter para receber, em primeira mão, as nossas atualizações diretamente na sua caixa de entrada!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.