Conheça a planta que auxilia no combate ao Alzheimer!

O cúrcuma, ou açafrão-da-terra, é uma planta herbácea originária da Índia, sendo da mesma família do gengibre. Depois de secas, as raízes são transformadas em um pó e utilizadas como tempero. Entre os benefícios do cúrcuma, estão a melhora da digestão, o alívio da inflamação nas articulações, a ação anti-inflamatória, entre outros.

Esse ingrediente pode ser encontrado facilmente em mercados ou feiras de rua, disponível tanto in natura quanto desidratado, podendo ser usado em várias receitas, como tempero que adiciona cor e sabor aos alimentos. O curry, por exemplo, é uma mistura de especiarias que leva cúrcuma em sua receita, o que confere a coloração amarela ao pó.

Neste post, vamos apresentar 6 benefícios do cúrcuma para a saúde. Confira!

1. Melhora da digestão

Diversos sintomas podem prejudicar o nosso estômago, como náuseas, gases, problemas digestivos, entre outros. A cúrcuma auxilia na produção de bile no fígado, ajudando a melhorar a digestão. Entretanto, o ingrediente não é indicado para pessoas que sofrem de colecistite, uma inflamação da vesícula biliar.

2. Prevenção de diabetes

A curcumina, principal ingrediente ativo do cúrcuma, auxilia pessoas que são pré-diabéticas, com a possibilidade de se tornarem diabéticas, na prevenção. Assim, o ingrediente melhora a função global das células do pâncreas, que são responsáveis pela produção, pelo armazenamento e pela liberação da insulina.

3. Auxílio no combate do Alzheimer

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa, sendo a causa principal da demência. A curcumina pode inibir algumas substâncias químicas e enzimas que provocam inflamações, além de ter a propriedade de cruzar a barreira hematoencefálica.

Um dos principais aspectos da doença é um acúmulo de proteínas entrelaçadas que formam placas dentro do cérebro, o que impossibilita as vias de comunicação dentro do órgão. Ao ingerir o cúrcuma, essas placas podem ser desobstruídas, auxiliando a desacelerar a doença.

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

4. Alívio da inflamação nas articulações

Os benefícios do cúrcuma nos processos inflamatórios aliviam os sintomas da artrite, que consiste na inflamação das articulações. Logo, o uso da curcumina em pessoas com artrite reumatoide é bastante eficiente, o que ajuda a reduzir o inchaço e a rigidez.

5. Ação antioxidante

Os radicais livres são compostos que reagem com o DNA, as proteínas e os ácidos graxos, provocando a oxidação. Esse processo causa danos que estão relacionados ao surgimento de doenças e ao envelhecimento. A curcumina ajuda a combater a ação dos radicais livres, pois estimula o bom funcionamento dos mecanismos antioxidantes do corpo, além de neutralizar essas moléculas prejudiciais.

6. Redução do risco de doenças cardíacas

A curcumina desempenha um efeito positivo na camada de células que reveste o coração, o que contribui para a regulação da pressão sanguínea e da coagulação. Além disso, as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias são fatores essenciais na prevenção de doenças cardíacas.

Se você não conhecia os benefícios do cúrcuma, saiba que esse ingrediente melhora a digestão, alivia a inflamação das articulações e previne a diabetes. Por isso, lembre-se de usá-lo nas receitas para dar sabor e cor aos alimentos. Além disso, o cúrcuma também pode ser encontrado em cápsulas, auxiliando no fortalecimento do sistema imunológico e reduzindo as dores do estômago.

Gostou deste post e quer experimentar todos esses benefícios? Então, não deixe de adquirir o Cúrcuma Longo em cápsulas e surpreenda-se!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.