Conheça as funções dos tendões e ligamentos e os cuidados nos exercícios

Você já parou para pensar porque o nosso corpo se movimenta? O ser humano tem uma anatomia que propicia a mobilidade, os tendões e ligamentos fazem parte desse conjunto complexo e perfeito que é o corpo humano. Vamos entender melhor como eles funcionam?

Os tendões são cordões fibrosos que ligam os músculos aos ossos com a função de manter o equilíbrio estático e dinâmico do corpo. Os principais são: tendão de aquiles, tendões de pulso e mãos, tendão patelar, tendões tibiais etc.

Os ligamentos são tecidos semelhantes aos tendões, mas têm a função de conectar os ossos. São eles que reforçam a estabilização das articulações e direcionam os movimentos. Podemos destacar os ligamentos dos joelhos, cotovelos, ombros, tornozelos e quadril.

Tendões e ligamentos desempenham funções muito importantes para nosso corpo. Veja alguns cuidados que você deve ter para proteger esses elementos durante os exercícios!

Aumente a intensidade aos poucos

Muitas lesões são causadas por um aumento repentino na quantidade de esforço. Por esse motivo, é importante que a intensidade seja aumentada de forma gradativa, a fim de que os ligamentos e tendões estejam preparados para receber o impacto.

Isso vale tanto para os exercícios aeróbicos como anaeróbicos. As corridas são as atividades aeróbicas de alto impacto mais comuns, e a musculação é uma das anaeróbicas de força com peso mais praticadas.

Outra dica é sempre buscar o apoio de um profissional de educação física. Assim, você terá um acompanhamento quanto ao uso de cargas, aumento de intensidade, atenção à postura e, com certeza, o seu progresso será um processo seguro.

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

Use equipamentos de proteção

Exercícios físicos requerem o uso de roupas e acessórios adequados. O tênis é um dos acessórios mais importantes para evitar lesões de tendões e ligamentos, pois eles proporcionam amortecimento, tração, flexibilidade, ventilação e estabilidade com a pisada.

As roupas também têm funções importantes, precisam ser confortáveis e flexíveis para que não atrapalhem a execução dos movimentos e possibilitem um rendimento maior. Ainda, é necessário atentar à temperatura, em dias mais frios é aconselhável usar roupas mais quentes, pois a musculatura fica mais contraída e tensa, aumentando a probabilidade de lesões.

Faça alongamentos

Tão importante quanto aquecer é alongar após o exercício. Se o aquecimento prepara o corpo para iniciar, o deixando mais flexível e com maior amplitude de movimentos, o alongamento pós-exercício relaxa a musculatura, evitando as indesejáveis dores musculares.

De forma geral, os alongamentos evitam lesões de tendões e ligamentos porque reduzem as tensões musculares, aumentam a flexibilidade e amplitude dos movimentos, reduzem o encurtamento muscular e previnem problemas posturais.

Esses são cuidados essenciais que devemos ter ao realizar alguma atividade física, pois as rupturas de tendões e ligamentos exigem tratamentos cuidadosos e longos, que incluem desde cirurgia até um programa de reabilitação com sessões de fisioterapia.

Agora que você já sabe como evitar lesões nos tendões e ligamentos, continue com a visita em nosso blog, leia também sobre o remédio que alivia as dores nas juntas e fique preparado para realizar qualquer atividade física!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.