Conheça os 3 principais músculos das costas e como evitar lesões

Você já ficou com alguma dor após fazer determinado exercício físico? Se a sua resposta foi sim, saiba que isso é bastante comum em se tratando, principalmente, dos músculos das costas. Sabendo disso, vamos relacionar os principais grupos musculares das costas, onde normalmente ocorrem lesões.

Os músculos das costas são essenciais para a sustentação do nosso corpo. Podemos considerar como sendo uma estrutura vital para nosso organismo, pois suportam a cabeça e o tronco. Além disso, essa musculatura é usada para as mais variadas atividades do dia a dia.

Assim, é importante que o seu treino de costas seja bastante completo e contemple todo o grupo muscular. Além disso, é essencial trabalhar os músculos de forma correta, prestando sempre atenção à postura.

Conhecer o próprio corpo é essencial para esse processo, então vamos relacionar 3 dos principais músculos das costas, suas características e exercícios recomendados. Continue lendo e confira!

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

1. Trapézio

O trapézio é um músculo triangular localizado atrás do pescoço e do tórax. O nome vem da junção de dois músculos que resultam em um formato de diamante. Sua fixação vai da cabeça ao ombro, além da coluna torácica.

É um importante músculo de equilíbrio e se divide em superior, que é responsável pelos movimentos dos braços e ombros, e médio e inferior, que envolvem e sustentam a coluna vertebral.

Os exercícios mais efetivos para desenvolver o trapézio são encolhimento com barra, crucifixo invertido no cross, remada alta e elevação lateral. Treinar o músculo duas vezes na semana e ficar atento à fadiga muscular são algumas dicas para ter bons resultados.

2. Grande dorsal

Outro grupamento dos músculos das costas bastante importante é o latíssimo do dorso. Esse músculo é o mais largo do corpo humano e recobre quase todos os outros músculos das costas. Atua sobre os membros superiores e tronco.

Devido a sua amplitude, pode influenciar até mesmo a respiração. Suporta também diferentes movimentos do ombro, principalmente o de rotação, por isso é um músculo muito utilizado por quem pratica natação.

Puxada alta, remada baixa, pulldown, remada curvada, barra fixa e remada unilateral com halteres são exercícios interessantes para treinar o grande dorsal, gerando hipertrofia e a sensação desejada de costas largas.

3. Levantador da escápula

Merece destaque também o levantador da escápula, um músculo considerado longo, localizado na região do pescoço, que tem como função elevar a omoplata. Pela sua posição, também é um grupamento que sustenta a coluna vertebral.

Os alongamentos são extremamente importantes para trabalhar as laterais do pescoço e dos ombros. Movimentos de pescoço para cima, para baixo e para os lados são os mais eficientes para o músculo levantador da omoplata.

No entanto, de nada adianta conhecer os músculos das costas e os melhores exercícios, se eles não forem realizados corretamente. A execução, a carga correta e os alongamentos são imprescindíveis para evitar lesões. Procurar o auxílio de um profissional de educação física é sempre a melhor opção.

Agora que você já sabe como melhorar a musculatura das suas costas, veja também o que causa a flacidez na barriga e como isso pode ser tratado. Assim, você garantirá que o seu abdômen também tenha cuidados especiais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.