Conheça os tipos e qual é o consumo de gordura ideal por dia

Os hábitos alimentares influenciam nossa saúde de forma direta. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, restringir os alimentos gordurosos da dieta não é uma boa ideia. Afinal, eles são fundamentais para o organismo, desde que ingeridos na quantidade adequada. Mas então, como deve ser o consumo de gordura por dia?

A resposta é: depende. Existem três tipos de gordura: insaturada, saturada e trans. Então, é preciso conhecer os alimentos e seus nutrientes para poder fazer escolhas certas, sempre buscando uma vida saudável.

A seguir, você entenderá melhor sobre os três tipos de gordura, onde são encontradas e a quantidade diária indicada. Acompanhe!

Gordura insaturada

Sua origem é principalmente vegetal e encontra-se líquida em temperatura ambiente. É considerada uma gordura boa porque promove a queda dos níveis de colesterol ruim (LDL) no organismo. Há dois tipos, como veremos a seguir.

Poli-insaturada

É rica em ômega 3 e ômega 6, que são ácidos graxos essenciais. No entanto, deve ser consumida por meio da alimentação ou suplementação, visto que não é produzida pelo corpo. As principais fontes de gordura poli-insaturada são: nozes, semente de abóbora, linhaça, salmão, atum, sardinha, frutos do mar e óleos de milho, de canola e de girassol.

A quantidade ideal de consumo dessa gordura por dia é de 6% a 10%. Ou seja, se em sua dieta você ingere 2 mil calorias, é preciso consumir 22 g de gordura poli-insaturada.

Monoinsaturada

Essa é mais eficaz que a poli-insaturada no combate ao colesterol ruim porque reduz a quantidade de LDL e estimula o aumento do HDL (colesterol considerado bom). As melhores fontes dessa gordura são: azeite de oliva, abacate, nozes e óleo de canola. O consumo ideal equivale a até 20% das calorias diárias. Assim, uma dieta de 2 mil calorias deve ter 44 g de gordura monoinsaturada.

Gordura saturada

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A gordura saturada tem origem principal em fontes animais. Assim, é encontrada no leite e em seus derivados integrais (manteiga, iogurte, queijo, creme de leite, nata), na carne branca ou vermelha (especialmente na gordura da carne) e na pele de aves.

O azeite de dendê também é uma fonte importante de gordura saturada. Ao ficar em temperatura ambiente, apresenta-se em estado sólido. Essa gordura é conhecida por aumentar o colesterol ruim, que se deposita nas artérias e eleva os riscos de doenças cardíacas e cardiovasculares.

Porém, se a quantidade diária consumida não ultrapassar 10% das calorias ingeridas, apresenta um papel fundamental na absorção das vitaminas A, D, E e K. Aliás, as vitaminas D e K apresentam uma série de benefícios para o organismo. Um deles é impedir a obstrução das artérias e agir no combate à hipertensão.

Gordura trans

Trata-se do pior tipo porque não apresenta nenhum benefício para o organismo. O limite tolerável de gordura trans é de 1% em relação ao total de calorias ingeridas em um dia. Porém, o ideal é eliminá-la totalmente da sua dieta porque não somente aumenta o colesterol ruim, como também diminui a concentração do colesterol bom.

Ela é encontrada principalmente em comidas industrializadas. Por isso, fique de olho nas embalagens dos produtos. Se constar no rótulo que há gordura hidrogenada entre os ingredientes, significa que há gordura trans. Alguns alimentos com esse tipo de gordura são as bolachas recheadas, margarina, sorvete, salgadinhos de pacote e comidas congeladas como pizzas, lasanhas e hambúrgueres.

Agora que você já sabe como deve ser o consumo de gordura por dia, não deixe de respeitar os limites. O equilíbrio é a chave para se alimentar de forma balanceada e saudável. Pequenas mudanças no cardápio são capazes de assegurar grandes benefícios ao seu organismo e, como consequência, aumentam seu bem-estar e sua qualidade de vida.

Quer saber mais sobre alimentação? Veja agora o que são enzimas digestivas e como elas ajudam o seu corpo. Boa leitura!

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