Conquiste mais força e massa muscular com o uso da creatina!
Comum entre os frequentadores assíduos da academia, a creatina é um dos suplementos mais procurados no mercado, visto seus efeitos eficientes para quem pratica um esporte ou está em busca da hipertrofia. E você, sabe para que serve a creatina?
Neste post, separamos as principais informações sobre o suplemento. Continue a leitura e descubra mais sobre ele!
O que é a creatina?
A creatina, ou ácido metil-guanidinoacético, é um aminoácido utilizado como suplemento alimentar. Essa substância é produzida no organismo por meio dos aminoácidos arginina, glicina e metionina, pelo fígado e pâncreas.
Além disso, ela também pode ser encontrada em peixes e carnes vermelhas, só que em quantidades bem pequenas, insuficientes para o nosso corpo.
Para que serve a creatina?
A principal função da creatina é melhorar a capacidade do organismo de gerar energia. Para isso, ela faz a reciclagem do ATP, molécula que atua como fonte energética para as células — para isso, liberam fosfato e se transformam em ADP.
Em condições agudas de esforço, a creatina fosforilada é uma reserva instantânea de fosfato para regenerar o ATP. Assim, é possível recuperar os níveis de energia de forma mais rápida, de modo a elevar o rendimento nas atividades físicas, especialmente as de alta intensidade.
Além disso, os resultados obtidos são cada vez melhores, a exemplo do aumento de força e ganho de massa muscular — ou seja, os efeitos são positivos tanto em desempenho quanto em estética.
Quais são os seus benefícios?
Com o uso da creatina você tem:
- maior resistência para aguentar séries mais longas e intensas de exercícios;
- menor tempo de recuperação da inflamação muscular entre os treinos;
- um metabolismo mais acelerado, o que ajuda no processo de emagrecimento;
- ossos mais rígidos e fortes.
Quais os efeitos colaterais desse suplemento?
O uso da creatina não faz mal para a saúde. Os efeitos colaterais mais conhecidos são leves e não provocam danos maiores. Como exemplos, podemos citar as câimbras musculares — que ocorrem graças à retenção hídrica no tecido —, náuseas e diarreia.
Todavia, o uso exagerado da creatina é um problema. Quando consumida em excesso, essa substância é transformada no seu metabólito, a creatinina. Eliminada pela urina, altas taxas de creatinina podem fazer mal aos rins, fígado, afetando todo o organismo.
Como esse suplemento deve ser utilizado?
A creatina tem efeito acumulativo, ou seja, ela não começa a atuar imediatamente após o consumo. Sendo assim, é preciso ter paciência — a dose consumida hoje, no início, não fará diferença no treino de amanhã.
Para que o seu suplemento tenha efeito e você não acabe jogando dinheiro fora, ele deve ser consumido todos os dias — inclusive quando você não há treino — em dosagens de 3 a 5 gramas.
Alguns atletas, ao começar a utilizar esse suplemento, iniciam com uma fase de saturação, com o uso de 20 gramas diariamente durante 5 dias para acelerar os resultados. Depois desse período, eles mantêm a fase de manutenção, com 3 a 5 gramas de creatina diárias.
No entanto, fique atento quanto ao uso excessivo da creatina — como já foi dito, isso pode sobrecarregar os órgãos que participam da metabolização dessa substância e fazer mal para a sua saúde.
Agora que você já sabe para que serve a creatina e todos os seus benefícios, que tal incluí-la entre os seus suplementos? Adquira a nossa fórmula e tenha a garantia de comprar um produto com a qualidade e segurança que você precisa!