Covid-19: Máscaras de tecido ajudam a prevenir propagação do vírus

O Ministério da Saúde vem divulgando orientações sobre o uso de máscaras de tecido por toda a população, reforçando a iniciativa organizada pela sociedade, chamada “Máscara para Todos” e o lema “Eu protejo você e você me protege”. O objetivo é estimular a busca de uma solução de baixo custo e de fácil acesso para reforçar a proteção contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2).

Pesquisadores e médicos defendem essa opção, principalmente, por existir pessoas infectadas pelo vírus, mas assintomáticas.

A medida visa também evitar que as pessoas comprem máscaras profissionais e, com isso, desabasteçam os serviços de saúde e hospitais onde médicos, enfermeiros, assistentes e atendentes lidam, na linha de frente, com pacientes com Covid-19.

Cidades de diversos estados do Brasil já decretam a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais públicos e em estabelecimentos comerciais. Quem desrespeitar a medida sanitária, poderá ser notificado e responder criminalmente.

Confira abaixo o jeito correto de usar a máscara de proteção.

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

Uso correto da máscara

De acordo com o Ministério da Saúde, todos devem fazer o uso de máscaras de tecido, inclusive crianças e pessoas debilitadas, desde que respeitadas algumas regras básicas. Confira as recomendações, divulgadas em portaria de 02/04/2020:

  1. O uso da máscara de tecido (caseira) é individual, não devendo ser compartilhada entre familiares, amigos e outros.
  2. Coloque a máscara com cuidado para cobrir a boca e nariz e amarre com segurança para minimizar os espaços entre o rosto e a máscara.
  3. Enquanto estiver utilizando a máscara na rua, evite tocá-la.
  4. Ao chegar em casa, lave as mãos com água e sabão, secando-as bem, antes de retirar a máscara.
  5. Remova a máscara pegando pelo laço ou nó da parte traseira, evitando de tocar na parte da frente.
  6. Faça a imersão da máscara em recipiente com água e água sanitária por 30 minutos (10 ml de água sanitária para 500ml de água potável).
  7. Após o tempo de imersão, realize o enxágue em água corrente e lavar com água e sabão.
  8. Após lavar a máscara, higienize as mãos com água e sabão.
  9. A máscara deve estar seca para reutilização.
  10. Após a secagem da máscara utilize o ferro quente e acondicione-a em saco plástico.
  11. Troque a máscara sempre que apresentar sujidades ou umidade.
  12. Descarte a máscara sempre que apresentar sinais de deterioração ou funcionalidade comprometida.
  13. Aos sinais de desgaste, a máscara deve ser inutilizada e nova máscara deve ser feita ou adquirida.

O uso das máscaras de tecido é mais uma intervenção a ser implementada junto com as demais medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde, como o distanciamento social, a etiqueta respiratória e a higienização das mãos, visando interromper o ciclo da COVID19.

Essas medidas tomadas em conjunto potencializam os efeitos da proteção contra o COVID-19 no país e por isso são tão importantes de serem adotadas por toda a população. A participação de todos é extremamente importante para a interrupção da cadeia de transmissão, independente da presença ou não de sintomas, uma vez que já existem evidências da ocorrência de transmissão pessoa a pessoa.

(Fonte: Lei nº 13.969, de 06 de fevereiro de 2020. Portaria nº 327, de 24 de março de 2020. Resolução de Diretoria Colegiada – RDC nº 356, de 23 de março de 2020. Informações retiradas dos sites da Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde.)

Compre a sua máscara sem sair de casa

Disponível nas cores branca e cinza, a máscara lavável e reutilizável da Oficial Farma tem modelo anatômico que se ajusta perfeitamente ao rosto e é feita em tecido Dry Sphere, com dupla camada para aumentar a proteção, seguindo recomendações do Ministério da Saúde e OMS. Para adquirir a sua, clique aqui.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.