Cuidados antienvelhecimento: 3 dicas para você envelhecer com saúde

O excesso de trabalho e a correria do dia a dia são fatores que contribuem para que alguém se sinta estressado e sobrecarregado. A falta de tempo, inclusive, acaba fazendo com que os cuidados com o corpo e com a mente fiquem em segundo plano. Porém, quem quer envelhecer com saúde deve começar a se cuidar desde cedo.

Hoje em dia, cuidar do corpo e ter hábitos saudáveis é mais do que simplesmente uma vaidade ou um capricho. Isso porque a expectativa de vida cresce cada vez mais com o passar dos anos e ninguém quer chegar na melhor idade com vários problemas, não é mesmo?

Quer ter um envelhecimento saudável e com mais qualidade de vida? Então confira 3 ótimas dicas que separamos especialmente para você neste post!

1. Pratique atividades físicas

A prática regular de exercícios físicos é uma maneira eficaz de envelhecer com saúde porque ela contribui para que a pessoa tenha mais disposição ao realizar tarefas simples e que fazem parte do dia a dia. Além disso, tonifica a musculatura, previne problemas respiratórios e cardiovasculares e ainda auxilia no controle da pressão arterial.

Caminhada, corrida, musculação e hidroginástica são algumas das modalidades que podem ajudar a retardar o processo de envelhecimento e gerar uma maior sensação de bem-estar em quem as pratica.

2. Cuide da alimentação

Manter uma dieta balanceada ao longo da vida é fundamental. Alimentar-se a cada três horas, não pular as refeições e ingerir os alimentos devagar é algo que deve ser aprendido e colocado em prática desde a infância. Também é importante consumir diariamente legumes, frutas, verduras e grãos integrais.

Especificamente na terceira idade é necessário dar atenção especial aos alimentos que sejam fontes de vitamina D, proteína e cálcio, pois vão ajudar a prevenir determinadas doenças, — Alzheimer e osteoporose, por exemplo — típicas dessa fase da vida.

As gorduras boas, que podem ser encontradas no azeite e no abacate também devem ser consumidas, porém, é necessário evitar as gorduras saturadas, como as que estão presentes nas frituras.

Contar com o acompanhamento de um nutricionista é muito útil, pois esse profissional vai ajudar na prevenção, no diagnóstico e no cuidado dos problemas de saúde ligados à alimentação.

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

3. Diga adeus aos maus hábitos

Fumar, ingerir bebidas alcoólicas em excesso e não desfrutar de boas noites de sono são fatores que, além de prejudicar a saúde, influenciam a parte estética e que levam ao surgimento de rugas e olheiras.

Abandonar o cigarro vai contribuir para uma respiração melhor — e menos ofegante — e vai promover alterações positivas no olfato e no paladar. Além disso, as chances de ter um infarto vão ser reduzidas.

Deixar as bebidas alcoólicas de lado vai ajudar a melhorar a memória e a concentração nas atividades em geral e a evitar problemas no fígado e depressão. Também vai contribuir para melhorar a qualidade do sono.

Por falar em sono, dormir bem faz com que o estresse diminua — uma vez que a produção de adrenalina e cortisol é menor —, aumenta a disposição, regula os hormônios que controlam o apetite — o que ajuda a controlar a obesidade — e combate o envelhecimento precoce.

É possível envelhecer com saúde e ter mais qualidade de vida! Adote hábitos saudáveis no seu dia a dia, pois eles vão garantir seu bem-estar físico e mental e ainda vão contribuir para que você mantenha uma boa aparência. Além disso, não se esqueça: procure um médico sempre que necessário e siga todas as orientações.

Gostou das nossas dicas? Agora que você já sabe o que fazer para envelhecer de forma saudável, veja como as vitaminas do complexo B podem contribuir para a sua saúde!

Onde encontrar?

Você encontra produtos antienvelhecimento aqui.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.