Depressão é uma doença séria. Saiba como identificá-la e tratá-la.

A depressão é caracterizada como uma doença em que surge desequilíbrios químicos nos neurotransmissores. Essas substâncias têm por objetivo transportar as informações pelos neurônios do cérebro, incluindo as sensações de bem-estar, disposição e prazer.

Esse problema desencadeia diversas respostas no organismo e os sintomas da depressão incluem insegurança, falta de motivação, apatia e infelicidade. Contudo, muitas pessoas confundem tristeza com depressão.

Ficar triste é normal, sendo um estado desconfortável gerado por situações do dia a dia, que é passageiro e não necessita de tratamento. Já a depressão é uma doença que provoca tristeza profunda, dura mais de 2 semanas e pode vir acompanhada de sintomas físicos. Neste post, vamos mostrar quais são os sintomas da depressão e como você pode tratá-la. Confira!

Problemas com o sono

Muitas pessoas que têm depressão apresentam distúrbios no sono. O indivíduo pode dormir demais, ao tentar fugir da realidade, ou não consegue dormir, por não se desligar dos problemas.

Nas duas situações, o resultado é um sono ruim, fazendo com que a pessoa não se recupere o suficiente para as atividades que deve fazer. Isso faz com que exista uma piora da produtividade e do rendimento, seja na escola ou no trabalho.

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

Fadiga e cansaço

A falta de neurotransmissores importantes, como a dopamina, noradrenalina e serotonina causam uma exaustão e fraqueza muito grande nas pessoas. O resultado disso são sintomas como desânimo, cansaço, fraqueza e falta de iniciativa para realizar as atividades do dia a dia.

Mudanças no apetite

A doença é associada frequentemente a transtornos alimentares. Isso acontece porque a depressão provoca mudanças no apetite, podendo ocorrer o excesso ou a falta dele, resultando em ganho ou perda de peso. É importante lembrar que as reações são individuais. Por isso, é necessário observar o comportamento e buscar a ajuda de um profissional.

Dor no corpo

Muitas vezes, as pessoas com depressão se queixam de dores persistentes e generalizadas no corpo, principalmente no peito e costas. Os sintomas de cansaço e fadiga podem comprometer a postura adequada quando o paciente realiza as suas atividades diárias, piorando a sensação de dores e tensão musculares. Além disso, a falta de exercícios físicos e o sedentarismo tornam o quadro da doença ainda mais intenso.

Problemas digestivos

A dor na parte gastrointestinal é bastante comum em indivíduos que apresentam depressão. Muitas vezes, existe a ocorrência da síndrome do intestino irritável, que provoca mudanças do hábito intestinal, flatulência e dores abdominais. Logo, as pessoas podem ir ao médico com esses sintomas e, após muitos exames clínicos, descobrirem que a doença é de caráter emocional.

Como vimos, existem diversos sintomas da depressão, incluindo tristeza, cansaço, falta de sono e desânimo. Por isso, se você desconfia que esteja sofrendo com a doença, não deixe de procurar um psiquiatra imediatamente para que ele faça o diagnóstico correto. Assim, ele poderá prescrever medicamentos antidepressivos e realizar sessões de psicoterapia, o que melhora a saúde e o bem-estar.

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.