Descubra a importância dos antioxidantes naturais e via suplementação

Os antioxidantes são ativos que agem na neutralização dos radicais livres formados no organismo, que favorecem os danos ao DNA, o envelhecimento celular e o aparecimento de doenças. Dois tipos podem ser encontrados: o antioxidante natural e o antioxidante suplemento. O primeiro está nos alimentos, como frutas, azeite e aveia. O segundo é encontrado na forma de cápsulas.

Os radicais livres são moléculas instáveis, pois não apresentam um número par de elétrons em sua última camada eletrônica. Ao tentarem buscar esses elétrons nas células, podem causar danos ao seu funcionamento. Assim, é muito importante manter uma dieta rica no consumo de antioxidantes para evitar esse problema.

Neste post, vamos apresentar os benefícios dos antioxidantes para o organismo. Confira!

Quais são os tipos de antioxidantes?

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

Confira, abaixo, os principais tipos de antioxidantes existentes.

Endógeno

São enzimas produzidas naturalmente pelo corpo que desempenham funções antioxidantes, sendo influenciados pelo sono, estresse e alimentação. Com o passar dos anos, essa produção endógena pode diminuir.

Exógeno

São sais minerais e vitaminas que vêm da dieta e que agem como antioxidantes no organismo. Os principais são o selênio, zinco, cobre, licopeno, carotenoides, flavonoides e as vitaminas A, C e E.

Quais são os benefícios dos antioxidantes?

Os antioxidantes, como a vitamina C, ajudam na prevenção da destruição do colágeno pelos radicais livres, estimulando a produção de novas fibras. Assim, a vitamina C pode evitar a flacidez da pele, as rugas e o surgimento dos sinais do envelhecimento.

Essa substância colabora no clareamento de manchas, que são provocadas pela produção em excesso de melanina, o que deixa a pele mais viçosa, uniforme e luminosa.

Auxiliam na proteção contra os raios solares

Embora o protetor solar seja um bom produto para a proteção contra os raios UV, não defende a pele totalmente contra os danos provocados pelo sol. Portanto, o papel dos antioxidantes na rotina também é muito importante. Isso porque a substância pode auxiliar na diminuição do impacto da radiação solar ao proteger a derme contra os danos da oxidação provocados pelos raios infravermelhos.

Protegem a pele contra a ação da poluição

Além da proteção contra os raios UV, a combinação de protetor solar e antioxidante também protege a pele contra os efeitos da poluição. Quando o antioxidante é usado, a barreira é potencializada, o que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e a diminuição dos impactos da poluição.

Onde os antioxidantes podem ser encontrados?

Os antioxidantes são encontrados em diversos alimentos, principalmente em frutas cítricas, vegetais de cor escura e em sementes. Além disso, também são encontrados em suplementos nutricionais e em produtos de cosméticos anti-envelhecimento. Alguns exemplos de suplementos são os de beta-caroteno, os de vitamina C, os de ômega-3 e os multi-vitamínicos.

Nos cosméticos, os antioxidantes são usados para a prevenção do envelhecimento precoce. Esses tipos de produtos podem utilizar mais de um tipo de antioxidante, aliado ao colágeno para aumentar os benefícios para a pele.

Como vimos, o antioxidante natural e o antioxidante suplemento são muito importantes para a saúde, pois previnem o envelhecimento precoce, protegem a pele contra os raios solares e auxiliam na proteção contra a poluição. Por isso, mantenha uma alimentação rica nessa substância e consulte um médico para que ele possa indicar o melhor suplemento para você.

Gostou deste post e quer adquirir produtos antioxidantes com preço justo? Então, confira o nosso site e conheça as nossas opções!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.