É verdade que estalar os dedos e outras articulações faz mal?

Seja ao acordar, depois de um dia estressante no trabalho ou no trânsito, estalar as articulações é um hábito muito comum. Muitas pessoas fazem isso, especialmente com as mãos. Mas será que estalar os dedos faz mal para a saúde? E outras articulações do corpo, como as costas e o pescoço?

Por muito tempo, a resposta para essas perguntas era um mistério. Na verdade, não se sabia nem por que as articulações estalam. Porém, o assunto já foi esclarecido. Continue conosco e descubra se esse hábito é realmente perigoso.

Articulações

As articulações são zonas de conexão entre dois ou mais ossos. Entre elas estão os joelhos, os tornozelos, os cotovelos e o pescoço. Elas são formadas por cartilagens e uma bolsa repleta de fluido, conhecido como líquido sinovial, que funciona como lubrificante para que os ossos deslizem entre si, sem risco de atritos ou impacto.

Estalo dos dedos

Dentre as articulações das mãos mais fáceis de serem estaladas, as dos dedos são as principais. Essas articulações conectam as falanges — distais, médias e proximais — entre si, que são os ossos que compõem os dedos e, na base, ligam a falange proximal com o metacarpo, que é um dos ossos da mão.

Muitas pessoas têm a necessidade de estalar os dedos, pois, para elas, é como se estivessem soltando a tensão das articulações, o que causa relaxamento e prazer. Em outros casos, mesmo que não queiram, elas não conseguem parar de estalar os dedos, o que acaba se tornando um comportamento compulsivo.

Origem dos ruídos

Após muito estudo, pesquisadores identificaram que os estalos ocorrem por causa de pequenas bolhas de gás que são formadas dentro das articulações. Eles conseguiram, inclusive, visualizar as bolhas por meio de ressonância magnética.

Ao estalar os dedos, ocorre o estiramento da cápsula da articulação. Nesse momento, as pequenas bolhas são expulsas rapidamente do líquido sinovial, o que promove os ruídos característicos.

Ao puxar os dedos para cima, também é possível ouvir barulhos. Porém, esse som tem origem um pouco diferente, visto que é provocado devido ao vácuo gerado pela diferença de pressão e a movimentação brusca do líquido presente dentro das articulações.

Consequências dos estalos

[]
1 Step 1
Que tal receber ofertas e matérias com prioridade?
Seu Nome
Previous
Next

É muito provável que você já tenha ouvido que o hábito engrossa as juntas, danifica os ligamentos, provoca artrite ou até mesmo o desenvolvimento de doença articular degenerativa. Será que isso é realmente verdade e estalar os dedos faz mal para a saúde?

A notícia é boa: diversos estudos indicam que estalar as articulações da mão não provoca danos, pois os ossos e cartilagens não são atingidos. Além disso, não há riscos aumentados para artrose ou artrite, nem alteração no formato das articulações ou qualquer outro problema em ortopedia.

Quanto às outras articulações do corpo, como costas e pescoço, a linha de raciocínio é estendida, ou seja, os médicos e especialistas afirmam que não há riscos ou problemas nesse ato.

Estalar os dedos faz mal? Não. Por isso, pode ficar tranquilo! Somente se esse hábito estiver atrapalhando a sua vida, quando se torna uma compulsão, por exemplo, é recomendado procurar atendimento médico e psicológico para controlar o problema. De resto, a sua saúde está protegida.

E aí, o que achou deste post? Siga as nossas páginas nas redes sociais — estamos no Facebook e no Instagram — e fique sempre por dentro dos melhores conteúdos sobre saúde e bem-estar. Até mais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.